12 de agosto de 2011

Festival de Arte Serrinha - Como foi

Mesmo depois de uma semana do encerramento do Festival de Arte Serrinha é preciso ressaltar alguns pontos altos dessa que foi sua 10° edição. Dois polos, duas maneiras de atingir o público, duas vertentes do mesmo Festival. Circuito Cidade e Fazenda se complemetaram na maneira de fazer arte e propagar a cultura.

Oficina com Satyros
Conversas, oficinas, shows, filmes. O público que acompanhou terá muito para se lembrar das três semanas de atividades. De moda à gastronomia, de dança à fotografia, mais uma vez a arte, em todas as suas vertentes, foi meio de expressão na Fazenda Serrinha.

Encontro sobre arte e natureza com Hugo França, Marcelo Araújo e Bené Fonteles

O Circuíto Cidade teve início com a peça "O Estrangeiro". monólogo com o ator Guilherme Leme. O público recebeu muito bem o espetáculo e lotou a Casa de Cultura. Guilherme retribuiu com uma atuação vigorosa. Ao final agradeceu a oportunidade de participar do Festival e lembrou dos avós, que viveram em Bragança e tinham um carinho muito especial pela cidade.

Foto de Guilherme Yuji

O diretor Beto Brant e o roteirista Renato Ciasca também estiveram em Bragança para participar de um bate - papo com o público que acompanhou a exibição do filme "O Invasor", no Cineclube do Edith Cultura, realizado pela dupla. Durante a conversa eles contaram sobre curiosidades do filme, sobre a participação fundamental do rapper Sabotage e sobre as dificuldades de produzir um filme.


Renato e Beto. Foto de Guilherme Yuji
 O que também supreendeu os bragantinos foi a "Exposição Fotográfica Coletivo Rolê". Com imagens inusitadas da cidade, expostas no corredores do Mercado Municipal, a exposição alcançou o objetivo de trazer a arte o mais próximo possível do público, que pode ver detalhes da cidade onde vive pouco percebidos no dia - a- dia.

Foto Coletivo Rolê

Mas o assunto mais comentado do Festival foi sem dúvida a instalação "Pets" de Eduardo Srur. As duas garrafas de refrigerante gigantes, que permaneceram durante um fim de semana nas águas do Lago do Taboão geraram muitas suposições nas redes sociais, sobre qual seria a verdadeira intenção da obra. Até mesmo as fanosas capivaras do Lago foram citadas. A intervenção atingiu o objetivo de  comover e gerar discusões a respeito da preservação do meio ambiente.

Foto de Gulherme Yuji

As crianças do núcleo "Arte e Educação" também puderam conferir de perto as "Pets". Para Aline Pires Araújo, coordenadora do Núcleo, o encontro dfoi importante para os pequenos: "Eles começam a entender que o universo da arte vai além do fato de que é bonito, traz junto uma consciência”.


Foto de Guilherme Yuji
Carlinhos Brown foi o escolhido para fechar o festival, na tarde do último domingo do mês de julho. O artista participou de encontro no NAPA e fez o show de encerramento. Antes dele, as bandas bragantinas Leptospirose e Tigre Dente de Sabre subiram ao palco, montado na Arena do Lago , e surpreenderam os presentes. O público, ancioso para ver Carlinhos Brown, lotou o lugar. Quando o show começou, o que se viu foi pura energia., de uma festa bonita e grandiosa. Toda a programação do Circuito Cidade teve apoio da Secretaria de Cultura e Turismo. Nesta 10° edição, o Festival de Arte Serrinha seleu ainda mais os laços com o município.

Foto de Guilherme Yuji

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos um comentario,aceitamos sugestões!