18 de agosto de 2011

Leptospirose Virtual em CD, LP, MP3, vídeos na internet e muitos shows

Por Quique Brown

O grupo Leptospirose do qual eu faço parte, cantando e tocando guitarra, acaba de chegar de três shows no nordeste (Recife-PE, João Pessoa-PB e Natal-RN). Fomos inaugurar por aqueles lados, o nosso 4º disco Aqua Mad Max, que foi lançado por oito gravadoras de várias partes do Brasil. Este é o nosso segundo disco que é lançado no nordeste, o último álbum Mula Poney também havia sido lançado por lá em 2008, com uma recepção muito menos calorosa do que esta última, diga-se de passagem.

Foto de Rafael Passos
Apesar do disco ser distribuído por oito selos diferentes, esta foi a nossa primeira e grande experiência com a internet. No fim do ano passado, quase seis meses antes do disco ganhar as ruas, lançamos o primeiro vídeo clipe do álbum, com a música Em maio todo mundo janta pipoca na minha cidade. Uma produção de baixíssimo orçamento, com o consumo de cerca de três tubaínas de 600ml, em parceria com a Web TV Bragança, fizemos em menos de 10 minutos, nas proximidades do Carrozo. O clipe que foi lançado no mesmo dia da sua filmagem, bateu 1.000 visualizações e, logo em seguida, foi eleito pelo editor chefe da TramaVirtual, um dos principais sites de música independente do Brasil, o melhor clipe nacional de 2010.



Em seguida, cerca de três meses antes do disco ganhar as ruas, a marca de roupas do mal que nos apoia, Weird, nos presenteou com um belo vídeo clipe da música Aqua Mad Max, com imagens de um cara surfando nas ruas de Balneário do Camboriú e no mar. O vídeo que contém cerca de 40 segundos, 20 a menos do que o lançado anteriormente, em poucos dias ganhou popularidade geral ultrapassando as 1.000 visualizações.



Cerca de três meses após o lançamento do clipe da faixa título de Aqua Mad Max, no dia 01/06/2011, o disco foi lançado simultaneamente nos formatos físico e digital. No formato físico, como já foi dito antes, saiu por oito gravadoras diferentes. No âmbito virtual, o álbum foi lançado com exclusividade no site da Trama sendo que, esta, no dia do lançamento, soltou uma reportagem onde eu explicava todas as faixas do disco, que foi ouvido mais de 1.000 vezes em poucos dias. (Clique no link abaixo da imagem para ouvir as músicas e ler os comentários)

Arte Daniel Etê
http://tramavirtual.uol.com.br/noticia/2011/06/faixa-a-faixa-aqua-mad-max
Fim de julho, pouco mais de um mês após o lançamento do disco, recebi um e-mail de um cara chamado Fred, que tinha feito um clipe de presente pra gente. O cara pegou umas imagens de um filme do mágico francês precursor do cinema Méliès e editou de acordo com uma música nossa chamada Sanduíche de pimenta. O vídeo até agora não foi postado no popular site de vídeos Youtube, está no Vimeo, site digamos que mais fashion/arte. Apesar de ainda não ter atingido 1.000 visualizações, já que não se encontra em um site tão popular quanto o Youtube, o vídeo foi visto mais de 700 vezes e já teve até uma “twitada” elogiosa do Iggor Cavalera, baterista fundador da banda Sepultura. (Clique no link abaixo da imagem para ver o clip)


http://vimeo.com/25945761
Voltando a nossa ida ao nordeste, por lá pudemos perceber com muita tranquilidade o quanto a internet tem colaborado para o desenvolvimento deste disco. De volta pra casa, apenas dois dias após a nossa chegada, recebi via e-mail um clipe feito com imagens do nosso show em Recife. Desta vez, a canção contemplada foi O Instrumental desse som vai pro I Shot Cyrus e a letra que se foda pra quem é, nem vale a pena tocar nesse assunto




Lançado a pouco mais de dois meses, o Aqua Mad Max coleciona a comunhão de oito gravadoras em seu lançamento, quatro vídeo clipes que custaram apenas a força de trabalho dos envolvidos, está disponível na internet e ganhará nos próximos meses sua versão em LP 12’’.

Foto de Rafael Passos
Tudo isso me faz lembrar o quanto as pessoas ficam por aí reclamando da vida, se sentindo injustiçadas, incompreendidas e também o quanto essas mesmas pessoas não tiram a bunda do sofá! Tem um disco dos paulistanos do Thee Butchers Orchestra que pra mim é uma bíblia, chama-se Stop Talk About Music – Let´s celebrate this shit. Após sua provocação inicial, o disco estampa com todas as letras no encarte What are you doing to participate? [O que você está fazendo para participar?]

Foto de Rafael Passos
O mundo hoje é extremamente propício pra geral parar de ficar só discutindo por aí. É hora de tocar, tirar foto, escrever matéria, montar blog, ter selo, ou pelo menos e, principalmente, frequentar shows.

Foto de Eduardo Osaki

Para comprar cd, camiseta, boné, adesivo etc, mande e-mail para cardapiounderground@hotmail.com ou vá pessoalmente até a Escola de Música Jardim Elétrico.

Próximos shows do Leptospirose: 26/8 Bragança, 27/8 Campinas, 28/8 São Paulo, 9/9 Brasília e 10/9 Goiânia.  



4 comentários:

  1. Bota o vídeo do Inimigo que fica chique: http://www.youtube.com/revistaoinimigo

    Show irado em Natal, era pra vocês pousarem aqui no Festival DoSol em Novembro. Mas não dá...

    Abraço ao trio insano e quero comprar esse vinil quando sair.

    Hugo Morais.

    ResponderExcluir
  2. Shel, posta esse vídeo aí.

    Hugo meu mestre, eu ía por as duas entrevistas escritas que fizemos antes de ir + esse seu vídeo. Mas como esse texto foi feito originalmente prum jornal local e tinha um número específico de caracteres e acabei ficando apenas com o lance de "lançamentos" mesmo!

    Mas bicho, sem comentários o que vc fez por nós nesse rock e pode deixar que em breve farei um texto pra esse mesmo jornal sobre "cobertura" de shows e eventos em geral!

    ResponderExcluir

Deixe-nos um comentario,aceitamos sugestões!