Mostrando postagens com marcador ASES. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador ASES. Mostrar todas as postagens
23 de maio de 2013
13 de maio de 2013
ASES convida para o "Sarau com Sopa de Letrinhas"
Nesta sexta-feira, 17 de maio, a ASES - Associação de Escritores de Bragança Paulista, em parceria com Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, apresenta o Sarau com Sopa de Letrinhas, dentro da programação do Maio Cultural.
O evento acontece no Centro Cultural Geraldo Pereira, situado na Praça Jacinto Osório, 70 – Matadouro, às 20h.
Na ocasião haverá o lançamento do III Prêmio Literário “Cidade Poesia”.
16 de março de 2013
ASES comemora o Dia Internacional da Poesia com sarau literomusical
O dia 21 de Março foi instituído pela Unesco como o Dia Internacional da Poesia. Para comemorá-lo a ASES- Associação de Escritores de Bragança Paulista – em parceria com o Clube Literário e Recreativo, realizará um sarau literomusical com músicas e poesias do “poetinha” Vinicius de Moraes, cujo centenário de nascimento está sendo comemorado em 2013. As poesias serão declamadas pelos escritores da ASES e o músico Rogério Leme participará com violão e voz.
O sarau será realizado no Piano’s bar do Clube Literário, às 20 horas, da quinta-feira, 21 de março, com entrada franca.
17 de outubro de 2012
Dia Internacional da Animação - Maior evento simultâneo de cinema no Brasil
Com
entrada gratuita, a mostra de curtas nacionais e internacionais acontece em
mais de 200 cidades do Brasil e em 30 países, como
Portugal, França, Estados Unidos, Bulgária, Grécia e Coréia do Sul
Em
sua 9ª edição, o Dia Internacional da Animação é celebrado no Brasil com
uma sessão, simultânea e gratuita, de curtas-metragens de desenho animado nacionais
e internacionais. No dia 28 de outubro, às 19h30, haverá exibições em mais de
200 cidades do país, a realização do evento é da Associação Brasileira de
Cinema de Animação (ABCA). Este é o maior evento simultâneo do gênero no país,
que tem como principal objetivo difundir o cinema de animação, atraindo novos
públicos e proporcionando aos espectadores o acesso a essa arte
cinematográfica, institucionalizando esta data, como referência histórica da
animação mundial no calendário de eventos culturais do Brasil.
O evento
também acontece em 30 países, como Bulgária, França, Estados Unidos, Portugal,
Grécia, Polônia, Coréia do Sul, Austrália e Egito na forma de intercâmbio das
mostras.
![]() |
| Mentiras são contadas em julho - Dir. Rogério Vilela (São Paulo) / Mostra Nacional |
Em 2012 foram inscritos 80
curtas-metragens de animação de vários estados brasileiros. Destes, foram
selecionados 12 para o programa oficial brasileiro. O DIA faz um panorama da
animação brasileira. Além das exibições da mostra oficial acontecerão várias
atividades nas cidades participantes nos dias que antecedem o evento como
mostras infantis, internacionais, mostras regionais, sessões especiais para
pessoas com deficiência auditiva, visual e também oficinas, debates, palestras
e exposições. A Mostra Nacional de filmes brasileiros será enviada aos 30
países como parte do intercâmbio de filmes para as comemorações do
International Animation Day.
A
Mostra Nacional 2012 contará com a exibição dos filmes “O Grande Evento”, de
Thomate; “Cabeça de Papelão”, de Quiá Rodrigues e “Linear”
de Amir Admoni entre outros. Na Mostra internacional participarão filmes
de Portugal, Rússia, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Austrália e Coréia do Sul.
Este ano pela primeira a Mostra Nacional terá audiodescrição, possibilitando o
acesso a pessoas com deficiência visual, síndrome de down e autismo e
Legendagem em closed caption para pessoas com deficiência auditiva.
![]() |
| Warm winter – Dir. Xin Li (Austrália) / Mostra Internacional |
O
objetivo do projeto é de proporcionar às diversas cidades brasileiras a
exibição de filmes de animação, com entrada franca, criando debates e
discussões despertando o interesse do público em fazer cinema de animação,
revelar talentos e integrar as pessoas. O evento gera a integração cultural em
todas as regiões do país, mobilizando diversas comunidades e facilitando a
inclusão e o acesso da população à cultura.
O
evento busca ainda alavancar a divulgação dos filmes nacionais para o mercado
estrangeiro, através do intercâmbio com outros países. A programação local de
cada cidade pode ser conferida no site www.diadanimacao.com.br
.
A
ABCA promove o Dia Internacional da Animação desde 2004 e a cada edição, o
evento alcança mais cidades e espectadores. O Brasil é o país que faz o maior
evento de celebração da animação no mundo. A produção local do evento só
acontece devido ao esforço de muitos voluntários entusiastas da arte da
animação espalhados por todo o território nacional.
![]() |
| Pombinha Branca - Dir. Fernando Augusto Dias (São Paulo) / Mostra Infantil |
Pelo quinto ano consecutivo, Bragança
Paulista participa da festa, através do Edith Cultura. Este ano a exibição acontecerá na sede ASES que, assim, se torna mais uma
parceira do evento na cidade.
Em
Bragança Paulista o Dia Internacional da Animação começa, às 18h com a exibição
da Mostra Infantil. Em seguida, às 19h30, a programação local acompanha a
programação nacional, com a exibição da Mostra Oficial, formada pelas Mostras
Nacional e Internacional.
Confira
a programação do Dia Internacional da Animação em Bragança Paulista:
DIA - Dia Internacional da Animação
28 de outubro de 2012
18h - Mostra Infantil
19h30 - Mostra Oficial
Grátis
Classificação Etária
Mostra Infantil: Livre
Mostra Nacional: 14 anos
Mostra Internacional: 16 anos.
Local: ASES
Rua Cel. Leme, 35 - Bragança Paulista
Sujeito à lotação.
Confirme presença em: http://ow.ly/ermr1
16 de outubro de 2012
Mostra Internacional - Dia Internacional da Animação
Serviço:
DIA - Dia Internacional da Animação
28 de outubro de 2012
18h - Mostra Infantil
19h30 - Mostra Oficial
Grátis
Classificação Etária
Mostra Infantil: Livre
Mostra Nacional: 14 anos
Mostra Internacional: 16 anos.
Local: ASES
Rua Cel. Leme, 35 - Bragança Paulista
Sujeito à lotação.
Confirme presença em: http://ow.ly/ermr1
15 de outubro de 2012
Mostra Nacional - Dia Internacional da Animação
Serviço:
DIA - Dia Internacional da Animação
28 de outubro de 2012
18h - Mostra Infantil
19h30 - Mostra Oficial
Grátis
Classificação Etária
Mostra Infantil: Livre
Mostra Nacional: 14 anos
Mostra Internacional: 16 anos.
Local: ASES
Rua Cel. Leme, 35 - Bragança Paulista
Sujeito à lotação.
Confirme presença em: http://ow.ly/ermr1
11 de outubro de 2012
Mostra Infantil - Dia Internacional da Animação 2012
Serviço:
Local: ASES
Rua Cel. Leme, 35 - Bragança Paulista
Sujeito à lotação.
Confirme presença em: http://ow.ly/ermr1
DIA - Dia Internacional da Animação
28 de outubro de 2012
18h - Mostra Infantil
19h30 - Mostra Oficial
Grátis
Classificação Etária
Mostra Infantil: Livre
Mostra Nacional: 14 anos
Mostra Internacional: 16 anos.
Local: ASES
Rua Cel. Leme, 35 - Bragança Paulista
Sujeito à lotação.
Confirme presença em: http://ow.ly/ermr1
10 de outubro de 2012
Edith Cultura exibe Dia Internacional da Animação pela quinta vez em Bragança
28 de outubro é o Dia Internacionalda Animação. E pelo quinto ano consecutivo, Bragança Paulista participa da
festa, através do Edith Cultura. Este ano a exibição acontecerá na sede ASES que,
assim, se torna mais uma parceira do evento na cidade.
Toda a programação do evento é gratuita.
Confira a vinheta do DIA 2012.
O Dia Internacional da Animação é organizado pela ABCA - Associação Brasileira de Cinema de Animação, filiada à ASIFA - Associação Internacional do Filme de Animação. Em 2012 acontece a 9º edição do evento.
O DIA - Dia Internacional da Animação - será comemorado simultaneamente em mais de 400 cidades brasileiras, com o objetivo de democratizar o acesso à cultura, alcançando novos olhares e formas de interpretação da arte.
Em Bragança Paulista, o evento terá início às 18h, com a Mostra Infantil. Às 19h30 será exibida a Mostra Oficial.
Serviço:
DIA - Dia Internacional da Animação
28 de outubro de 2012
18h - Mostra Infantil
19h30 - Mostra Oficial
Grátis
Classificação Etária
Mostra Infantil: Livre
Mostra Nacional: 14 anos
Mostra Internacional: 16 anos.
Local: ASES
Rua Cel. Leme, 35 - Bragança Paulista
Sujeito à lotação.
Confirme presença em: http://ow.ly/ermr1
26 de setembro de 2012
Cineclube Edith Cultura na ASES exibe “A Culpa é do Fidel”, na próxima terça
Aproveitando
a efervescência do momento pré eleitoral, o Cineclube Edith Cultura na ASES
exibirá na próxima terça feira, às 19h30, o longa A Culpa é do Fidel (La Faute
à Fidel!), primeiro filme de ficção dirigido por Julie Gavras (filha do
cineasta grego Costa-Gavras). A
história retrata a vida de Anna de la
Mesa (Nina Kervel-Bey),
uma menina de 9 anos que é uma perfeita lady. Seu pequeno universo é formado
pelo colégio católico habitado por várias outras pequenas damas como ela, pela
escola de natação e pela linda casa ajardinada onde mora com os pais, o irmão
mais novo e a babá, que fugiu de Cuba após a revolução perpetrada por Fidel. Mas toda essa harmonia é
quebrada com a chegada da tia e da prima de Anna, que fugiram da Espanha após o
assassinato do tio, um militante contra a ditadura de Franco. O pai vivido por Stefano Accorsi, é um
advogado espanhol que vive na França desde jovem. A morte do cunhado e a efervescência política da época (o filme se passa entre 1970 e 1971) levam-no
a rever seus princípios.
Ele
deixa o emprego, troca a casa por um pequeno apartamento e passa a atuar como
intermediário do movimento para eleger Allende presidente do Chile. A mãe,
interpretada por Julie Depardieu (filha
de Gerard Depardieu), deixa seu
posto como jornalista da revista Marie-Claire para escrever um
livro-reportagem em prol do direito feminino à contracepção. O novo apartamento
vive cheio de pessoas estranhas: os "barbudos" chilenos amigos de seu
pai e um monte de mulheres chorosas, que dão depoimentos para o livro que mãe
irá escrever. Além disso, a garota passa a dividir um beliche com o irmão François. Dividida entre a realidade
conservadora da escola e a complexidade das mudanças que, acima de tudo,
afastam os pais de seu dia-a-dia, Anna se rebela.
Os
pais se desdobram para lhe mostrar a importância do momento histórico, ao mesmo
tempo em que tentam se convencer de estarem no caminho certo. O tempo todo a
pequena desafia as convicções dos militantes e, com a convivência, amplia sua
visão de mundo. Adaptado livremente do romance Tutta Colpa di Fidel, da
jornalista italiana Domitilla Calamai que, assim como a diretora do filme,
cresceu num lar comunista.
A Culpa é do Fidel é um filme
bem-humorado, com tiradas inteligentes e engraçadíssimas. Mas o grande feito de
Julie é retratar uma trajetória pessoal emocionante sem jamais ser piegas.
Após
a sessão acontecerá o habitual bate papo com os espectadores. O Cineclube Edith
Cultura acontece de maneira independente, em parceria com a ASES Todas as
sessões são gratuitas. As colaborações ficam a critério do público
presente.
Quem comandará o debate será o Professor de Sociologia do EEMABA, Angelo de Campos Lomgobardi, formado pela Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, Campus Araraquara.
Quem comandará o debate será o Professor de Sociologia do EEMABA, Angelo de Campos Lomgobardi, formado pela Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, Campus Araraquara.
Serviço:
Cineclube
Edith Cultura na ASES
“A
Culpa é do Fidel”
Terça,
02 de outubro, às 19h30 – Grátis
11 de julho de 2012
Teatro na ASES
Dia 14 de julho, às 20h, na sede da ASES. Grátis.
A peça "Encontro Casual" foi escrita, dirigida e é interpretada por Fábio Siqueira do ;amaral, vice-presidente da ASES.
A ASES fica na Rua Cel. Leme, 35, Centro, em frente à escola Jorge Tibiriça.
O evento faz parte da programação do XI Festival de Inverno de Bragança Paulista.
25 de junho de 2012
Dia 03 de julho tem Cineclube Edith Cutura na ASES com o filme "Querida vou comprar cigarros e já volto"
Na segunda sessão do Cineclube Edith Cultura na ASES, o filme exibido será o argentino "Querida, vou comprar cigarros e já volto", dos diretores Gastón Duprat e Mariano Cohn. O palestrante convidado para a sessão será Matias "Espacial" Picón, artista multimídia, uruguaio de Montevidéu e que reside no Brasil desde o ano 2000.
A sessão será na terça, 03 de julho, às 19h30, na Rua Cel. Leme 35, sede da ASES.
A sessão será na terça, 03 de julho, às 19h30, na Rua Cel. Leme 35, sede da ASES.
O filme
"Querida vou comprar cigarros e já volto" transcorre em múltiplas épocas e países e conta a história de um corretor de imóveis (Emílio Disi) que através de um pacto com uma pessoa com poderes sobrenaturais (Eusebio POncela), têm a possibilidade de viajar para seu próprio passado e viver de novo sua juventude (Darío Lopilato personifica o personagem quando jovem). O filme é baseado em um conto do escritor Alberto Laiseca, que também faz o papel de narrador do filme.
Inédito nos cinemas brasileiros, o filme foi exibido no Festival do Rio em 2011.
O convidado
Picón é guerrilheiro visual que bombardeia a cidade - seu principal suporte- a fim de mexer com sua dinâmica e estimular, sobretudo, o inesperado.
Seus trabalhos se alimentam e dialogam com o caos da urbe. Cores fortes e contrastantes e referências punk rock compõe seu vasto repertório imagético. O caos de seu trabalho é também o seu equilíbrio, o seu porto (in)seguro, o seu idioleto.
Picón tem uma vasta produção de stickers, serigrafias, colagens, ilustrações, pôsteres e stencils, e, mesmo em suportes tradicionais, como telas, o artista mantém a identidade e faz com que sua obra permeie entre os meios, entre as mentes, entre as cores.
Serviço
Cineclube Edith Cultura
Dia 03 de julho, terça-feira, às 19h30 - Grátis
"Querida vou comprar cigarro e já volta", de Gastón Duprat e Mariano Cohn
Com a presença de Matias Picón para debate posterior
Local de exibição: ASES - Rua Cel. Leme, 35 (em frente ao Grupo Escolar Jorge Tibiriça
Confirme presença: http://ow.ly/bOboZ
20 de junho de 2012
4 de junho de 2012
ASES lança nova edição de Concurso Estudantil
Prêmio Professora Leda Montanari Leme
II Concurso Duque de Caxias
Exército Brasileiro sempre em ação: Braço forte – mão amiga!
CATEGORIAS: 1- Alunos
2- Professores
ABRANGÊNCIA: Escolas da Rede Pública Estadual, Municipal e Particular do município de Bragança Paulista, abrangendo todas as séries do Ensino Fundamental e Médio.
Para mais detalhes acesse: http://www.asesbp.com.br/
3 de junho de 2012
Cineclube Edith Cultura - 1º sessão na ASES
O Cineclube Edith Cultura retomou as atividades na última quarta-feira, 30 de maio. A sessão aconteceu na sede da ASES e o público compareceu em peso para prestigiar a nova parceria.
Além da exibição de "Tudo sobre minha mãe", de Pedro Almodóvar, houve, ainda, um bate papo com o professor, filósofo e artista plástico Mathias e Abreu Lima Filho, que falou um pouco sobre o filme e diretor.
![]() |
| Foto de Quique Brown |
Para quem participou da sessão e também para quem viu o filme em outra ocasião, Mathias preparou o pequeno texto a seguir, a fim de ajudar a compreender melhor a obra de Almodóvar.
TUDO SOBRE MINHA MÃE
1999 – Direção: Pedro Almodóvar Trilha
sonora: Alberto Iglesias
Personagens:
Esteban (Eloy Azarí)
Manuela (Cecilia Roth) Huma
Rojo (Marisa Paredes)
Agrado
(Antonia San Juan) Irmã Rosa
(Penélope Cruz) Nina
(Candela Peña) Lola
(Toni Cantó)
Prêmios: Oscar
- filme estrangeiro – 2.000 Globo de Ouro
- filme estrangeiro – 2.000
Cannes – Palma de Ouro
– melhor diretor Cesar –
França – melhor filme estrangeiro
Goya –
Espanha - 7 categorias (melhor filme e melhor direção)
“Este é o meu filme mais comovente e
feminino. Os estrategistas militares são homens, os grandes
estrategistas da vida cotidiana são as mulheres.” (Folha
09/10/1999)
![]() |
| Cena de "Tudo sobre minha mãe" |
TUDO SOBRE MINHA MÃE é uma obra
rica e complexa, de interpretação inesgotável. O autor transforma histórias
particulares bizarras, com personagens incomuns, numa sensível obra
de arte. Trabalha o drama intimo de personagens que nos surgem
aparentemente caóticos, mas nada é gratuito e tudo é colocado em
seu mais perfeito lugar. Há beleza por toda parte. São dramas individuais paralelos,
em que ele costura as pontas que os prendem ao fio da história, por
vezes quase absurda, mas nunca artificial.
Possui a qualidade de harmonizar
os dramas, tornando o incomum natural, o obscuro claro, sempre
através de uma poesia visual humanizada. Não vemos heróis ou
vilões, mas pessoas reais que erram e acertam em suas vidas.
Caricaturas às vezes hostis que se transformam em pura integridade. Em oposição à tolerância,
Almodóvar propõe a naturalidade. A tolerância mantém ainda um
elemento moral de aceitação (com algum preconceito embutido), mas a
naturalidade é toda a positividade do ser humano. Talvez a sua maior
qualidade como artista seja a de ser, no fundo, um grande humanizador
de personagens.
![]() |
| Foto de Quique Brown |
Alguns críticos classificam sua obra como Pós-moderna mas, embora utilize a metalinguística como neste filme, preocupa-se na verdade principalmente com a função emotiva. Há trechos de “Tudo sobre minha mãe” que remetem ao filme “A Malvada” (All about Eve – 1950) de J. Mankiewcz, com Bette Davis e Anne Baxter, que ganhou 6 das suas 14 indicações ao Oscar. Vem daí o título do filme/livro comentado por Esteban com sua mãe.
Faz referência também ao livro
“Música para Camaleões” (Music for
Chamelions – 1980) de Truman Capote, o
presente de aniversário da mãe para Esteban. E principalmente, utiliza trechos
e faz um diálogo com a peça de Tennessee Willians de 1950, “Um
Bonde chamado Desejo” (A Streetcar Named
Desire), onde a personagem Huma Rojo
representa outra personagem, Blanche Dubois. Uma é “blanche” e
a outra é “rojo”.
![]() |
| Foto de Quique Brown |
No final do filme, Almodovar
oferece-o: - ““A todas as atrizes que
interpretam atrizes, às mulheres que interpretam, aos homens que
interpretam e se convertem em mulheres, a todas as pessoas que querem
ser mães. À minha mãe.”
Os comportamentos dos personagens
parecem ser vistos pela lógica de uma mãe – uma lógica que
permite tudo, de aceitação irrestrita. Podemos afirmar que esta é
também a lógica de seu olhar. Uma lógica diferente da masculina,
absolutamente não-cartesiana, que equaciona com flexibilidade e
carinho as questões de vida dos personagens.
Certamente alguns de seus temas
são ainda delicados como: identidade sexual, AIDS, travestismo,
religião, liberdade existencial, palavrões crus, etc.. e podem não
agradar aos mais conservadores. Critica o puritanismo e a hipocrisia
da sociedade, por vezes, com obscenidades agressivas, tratando-as com
uma naturalidade quase ingênua.
As suas imagens poéticas com
cenários e figuras coloridas, bem como suas canções e arranjos
magistrais, por vezes velam perversões que podem conduzir à morte
ou à destrutividade, mas que podem também levar ao
auto-conhecimento e à emancipação.
Almodóvar nos indica assim
através de sua obra, com um conselho quase maternal, que em vez da
paralisia insana e destrutiva, um desdobramento autêntico e saudável
para a realização do próprio destino, pode ser uma via para a
própria salvação.
Mathias
de Abreu Lima Filho
25 de maio de 2012
Cineclube Edith Cultura retoma atividades - Projeções mensais serão realizadas na sede da ASES
Atenção amantes da sétima arte! O
Cineclube Edith Cultura está de volta para aquecer Bragança Paulista no maior
clima “escurinho do cinema”. Nessa nova fase, as projeções do o Cineclube Edith
Cultura serão mensais, sempre na ASES (Associação dos Escritores de Bragança
Paulista) e sempre na última semana de cada mês, em dia a ser divulgado antecipadamente. As sessões contarão
sempre com a presença de um convidado especial para mediar os debates ou
sonorizar as películas ao vivo. As sessõs serão sempre gratuitas.
A primeira sessão será na próxima quarta
feira, 30 de maio com a exibição do filme “Tudo Sobre Minha Mãe”, do cineasta
espanhol Pedro Almodóvar. Para a estreia o convidado é o filósofo, artista
plástico e professor Mathias Abreu Lima Filho. Ele comandará um bate papo
descontraído sobre as impressões de cada espectador em relação à fita exibida. Mathias é graduado em Psicologia e Mestre em Filosofia
pela PUC-SP. É autor do livro “A Escuta, a Espera e o Silêncio” pela EDUC,
desenvolve pesquisas sobre o pensamento de M.Heidegger, a poesia de R.M.Rilke,
História da Arte e Zen-Budismo.
![]() |
| Mathias de Abreu Lima Filho |
Tudo sobre Minha Mãe fala de Manuela, uma mãe
solteira em Madri que vê seu único filho morrer no seu 17° aniversário quando
corre para pegar um autógrafo de uma atriz. Ela vai a Barcelona à procura do
pai de seu filho, uma travesti chamada Lola, que não sabe da existência do
rapaz. Considerado um filme da fase
madura de Pedro Almodóvar, foi premiado no Festival de Cannes, Globo de Ouro,
BAFTA , Goya e também vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.
O projeto do Cineclube Edith Cultura foi
iniciado em 2008 com sessões mensais, depois semanais, e assim permaneceu até
2010. Retorna agora as atividades com sessões mensais em parceria com a ASES,
que sede o espaço para exibição. A curadoria de filmes é feita por André La
Salvia, Daniela Verde e amigos entusiastas. Para manter o projeto, o Edith
Cultura conta com contribuições voluntárias da própria audiência, de amigos,
amantes da sétima arte e uma banquinha de doces, montada nas noites de
projeção, o que garante aquele chocolate gostoso e as célebres balinhas
normalmente consumidas durante sessões de cinema.
![]() |
| Cineclube Edith Cultura em de julho de 2010 - Foto de Stephanie Marino |
Além do apoio da ASES, o Cineclube Edith
Cultura tem, ainda, apoio da Escola de Música Jardim Elétrico, que financia a
impressão de material de apoio às sessões e debates. O Cineclube Edith Cultura
é filiado ao CNC – Conselho Nacional de Cineclubes desde 2008.
![]() |
| Sede da ASES, novo local de exibição do Cineclube Edith Cultura |
Mais
informações podeeão ser obtidas pelos telefones (11) 7168-1270 ou
(11) 9514-4085, pelo
(11) 9514-4085, pelo
Serviço:
Cineclube Edith Cultura
Dia 30 de maio, quarta- feira, às 19h30
“Tudo sobre minha mãe”, de Pedro
Almodóvar
Com a presença de Mathias de Abreu Filho para
debate posterior
Local de exibição: ASES – Associação dos
Escritores de Bragança Paulista
Rua Coronel Leme, 35, Centro (em frente
ao Grupo Escolar Dr. Jorge Tibiriça)
19 de maio de 2012
ASES – 20 anos
Por Henriette Effenberger
A Associação de
Escritores de Bragança Paulista – ASES – fundada em 22 de fevereiro de 1992,
surgiu a partir da ideia da escritora Lóla Prata, que já fazia parte da
Associação de Poetas e Escritores da Baixada Santista, em reunir bragantinos
que gostavam de escrever e se interessavam por literatura.
Na ocasião, a
Pró-Reitoria da Universidade São Francisco promovia anualmente um concurso
literário de crônicas e poesias e, conversando com o então Pró-Reitor
Universitário, Antonio Carlos de Almeida, Lóla descobriu dezenas de pessoas
residentes em Bragança que participaram e foram premiadas nesses concursos. Com
esta primeira lista em mãos e o apoio do Pró-Reitor, a escritora procurou o
Departamento de Cultura da Prefeitura Municipal, cujo diretor na ocasião era
Edilberto Daólio, que se entusiasmou pela ideia, cedeu o salão nobre para a
primeira reunião e ele próprio convidou outras pessoas de seu conhecimento que,
como ele, também compartilhavam o interesse literário.
| Desenho da sede da ASES feito em um guardanapo , por Norberto de Moraes Alves |
Seis meses se
passaram entre a primeira reunião e a fundação oficial da entidade, então já
com estatutos registrados e devidamente documentada. A primeira diretoria foi
formada assim: Presidente: Lóla Prata; Vice-Presidente: Gentil José Leme; Secretária:
Maria Siriani Del Nero; Tesoureira: Henriette Effenberger
Na solenidade de
inauguração, Dr. Josefran Berto Freire, à época presidente da Câmara Municipal,
sugeriu que usássemos a sigla ASES – que ao mesmo tempo que é formada pelas
sílabas iniciais das palavras associação
e escritores, também remete a ideia
dos “ases” carta mais importante do baralho, também usada como linguagem
metafórica às pessoas que se destacam nas diversas atividades. E como ASES, até
hoje, somos conhecidos.
![]() |
| Sede da ASES, fachada |
A partir da data
da fundação, saímos do ninho da USF e da Prefeitura e começamos a caminhar com
nossas próprias pernas. Nômades, fomos acolhidos inicialmente pelo
ex-presidente Norberto de Moraes Alves que, na ocasião, administrava um
escritório no Shopping Jaguari. Meses depois o Sindicato dos Ferroviários de
Bragança Paulista cedeu seu prédio no Jardim Europa para nossas reuniões
mensais e ficamos lá por quase quatro anos. Em 1996, a Casa de Cultura Maestro
Demétrio Kipman nos acolheu e até 2004, quando inauguramos nossa sede própria,
ficamos lá instalados, usando todas as dependências do prédio da Sinfônica para
nossas reuniões e eventos.
Em 1998, através
de lei municipal de autoria do executivo - na época o prefeito era Dr. José de
Lima - e com aprovação da Câmara Municipal, nos foi dado em comodato, por vinte
anos, o prédio da rua Cel. Leme, 35. O contrato entre a ASES e a Prefeitura
Municipal foi assinado no ano 2000.
![]() |
| Piso superior e sala de reuniões da ASES |
O imóvel
praticamente só possuía a fachada e as paredes laterais. O madeiramento estava
tomado por cupins e o telhado praticamente desabando. Com a ajuda de muitos
comerciantes locais e com a planta e projeto técnico realizados gratuitamente
pelo arquiteto Luiz Eduardo Pannunzio, e a
realização de inúmeros eventos para arrecadar fundos, rifas, bingos,
noites de pizza, etc, conseguimos levantar um segundo pavimento e adequar o
prédio às nossas necessidades.
Finalmente a
inauguração do prédio se deu no Dia do Escritor, 25 de Julho, do ano de 2004.
Só não o terminamos antes por conta de uma disputa judicial. Apesar de toda a
luta para conseguir recursos financeiros para o término da reforma, a ASES não interrompeu
suas atividades em nenhum momento durante estes vinte anos. Realizamos 19
concursos estudantis (envolvendo alunos da rede de ensino de Bragança Paulista
do primeiro ano do ensino fundamental ao terceiro do ensino médio); concluímos
18 concursos literários com abrangência nacional e internacional; lançamos
quarenta e dois livros só de antologias de autores da ASES e de autores
premiados em nossos concursos.
![]() |
| Piso inferior e recepção da ASES |
Os nossos escritores, individualmente, lançaram
mais de trinta livros e receberam centenas de prêmios literários no Brasil,
Portugal e Itália. Promovemos inúmeros saraus, oficinas e varais literários,
homenageamos, publicamos biografias de escritores e educadores bragantinos,
vivos e falecidos. Firmamos dezenas de parcerias com as mais diversas
entidades: USF, FESB, Empresa Elétrica, Rotary Clube, Aeroclube, Orquestra
Sinfônica, ARCAB, entre outras, como forma de divulgar os trabalhos dessas
entidades aos alunos que participam de nossos concursos estudantis. Utilizamos
telas de artistas plásticos bragantinos nas capas de nossos livros,
divulgando-os também, porque sabemos que arte e cultura precisam andar de mãos
dadas para atingir os objetivos que se propõem.
Temos
consciência que nossas metas são audaciosas, que o caminho é árduo e ainda
estamos dando os primeiros passos para transformar Bragança Paulista na Cidade Poesia que ostenta como perífrase,
mas talvez seja essa consciência que, a cada dia, nos motiva a trabalhar mais e
melhor.
Todas as imagens são do Arquivo ASES
Todas as imagens são do Arquivo ASES
Assinar:
Postagens (Atom)






































.jpg)


