1 de setembro de 2010

Do it together

I Congresso Regional Fora-do-Eixo

Por Vanessa Lenzini

Neste fim de semana passado (20 à 22 de agosto) , o Edith Cultura participou do Congresso Regional Fora-do-Eixo, em São Carlos. O evento reuniu integrantes de 13 coletivos de São Paulo e Rio, proporcionando um espaço de muita troca de tecnologias e fortalecimento de redes.
Planejado, organizado e realizado pelo coletivo Massa Coletiva, o Congresso aconteceu no centro de Economia Solidária Hebert de Souza- ECOSOL, local representativo dentro dos temas em debates e do fato do coletivo Massa laçar sua moeda criativa: os Marcianos.

Após a chegada, cadastramento, marcianos no bolso, partimos para a escolha dos GTs. Aconteciam 4 Gts simultâneos, em que estavam se discutindo questões comuns e constituintes de organogramas dos coletivos Fora do Eixo. Eram eles: Sustentabilidade, Circulação, Tecnoarte e Comunicação. Como éramos em dois, focamos em Sustentabilidade e Comunicação.
O clima dos GTs era de um espaço descontraído, com a participação efetiva dos presentes em uma discussão aprofundada sobre assuntos como administração de coletivos, organogramas em construção, compartilhamento de tecnologias e modos de fazer. Palavras que de início pareciam estranhas a um vocabulário comum, logo se transformavam em conceitos e começavam a serem usadas com naturalidade.

O GT de Sustentabilidade demonstrou que uma fórmula simples pode ser empregue para que a máxima “Do it yourself”, se transforme no “Do it together”, afirmando-se enquanto auto-gestão realmente coletiva. Para isso, mostrou necessário desenvolver alguns eixos norteadores dentro do coletivo como a clara divisão de tarefas, valoração simbólica do trabalho, oferecer uma tabela de serviços e descrição do projeto em execução, tudo sendo compartilhado na rede.
Rádio e TV Web, criação de plataformas dentro na Internet e fortalecimento do Software Livre, com oficinas e workshops espalhados pelo estado, foram temas do GT de Comunicação. Estas discussões vão de encontro ao que, atualmente, o Edith Cultura vem implantando na área de comunicação e que pode desenvolver ainda mais. Exemplos dessas ações são: tv web, documentação fotográfica e de vídeo, transmissões ao vivo de shows e o blog bem ativo.

Além dos encontros e trocas de informações nesses espaços direcionados ao aprimoramento do trabalho, a parada do café, das refeições, o futebol à noite eram momentos de trocas e de identificação entre os participantes que, muitas vezes, encontravam experiências comuns, ou acrescentava diferenças a suas. Enfim, em dois dias de imersão total na troca de tecnologias e experiências dos coletivos, o Congresso Regional Fora do Eixo proporcionou ar fresco e grandes injeções de incentivo e ânimo para repercutir mais ações do Edith, fortalecidas como parte do Circuito Fora-do-Eixo.

2 comentários:

  1. Mto Massa galera
    vamos juntos nessa construção!

    bjos

    ResponderExcluir
  2. é isso aí! =) muito massa termos o Edith com essa energia nova no CFE! foda mesmo!!!

    ResponderExcluir

Deixe-nos um comentario,aceitamos sugestões!