23 de dezembro de 2010

Dance, dance, dance, to the radio

Por Shel Almeida

Depois de uma sexta feira repleta de gente bacana, o Cardápio Underground conseguiu trazer ainda mais público para a noite de sábado. Contrariando todos os receios e expectativas, o 7° ano do festival foi um sucesso e serviu para comprovar que, independente da época do ano em que aconteça (geralmente é em outubro), o Cardápio tem seus fiéis seguidores, amantes das puríssimas música e arte de “porão”. Arte que encanta quem vem de fora, como o pessoal do The Sams que se surpreendeu com o esquema desenvolvido pelo Edith Cultura e escreveram no fotolog da banda: “As artes de artistas plásticos e poéticos, que fizeram daquele porão, suas paredes, portas e teto a sua tela, papel e tinta. O próprio ambiente usado como palco de expressão a um grito que a muito está entalado nas gargantas de todos nós”. (http://www.fotolog.com.br/thesams).


Projeção em vídeo - Foto de Dani Spadotto
Quem compareceu a 1° noite com certeza concorda. A vernissage trouxe bastante gente ao Edith Cultura, todos curiosos com o que aprontaríamos dessa vez. O Cardápio Underground já é famoso entre os freqüentadores por expor obras únicas todos os anos pelas paredes do porão, obras que no ano seguinte desaparecerão para dar lugar a outras. Quem levou máquina fotográfica guardou para si os registros do que em breve não estará mais ali. Quem não levou, guardará as imagens na memória. Quem não esteve presente pode conferir no vídeo produzido pelo Carlão Finocchio, grande parceiro do Edith Cultura: http://www.youtube.com/watch?v=SLKx_v51w74

A noite de sábado começou pra valer às 22:45 quando Simon Chainsaw iniciou o som. A galera que estava tomando um ar do lado de fora voltou em peso para conferir a performance do australiano. Rock sujo e pesado foi o que ele a banda que o acompanhava apresentaram pra galera que retribuiu com muita empolgação. Sábado foi também a segunda noite de tentativa do Edith Cultura de exibir o Cardápio Underground pelo twitcam. Acho que deu certo, pois algumas pessoas enviaram mensagens instantâneas. Fica aqui o agradecimento ao Nilo, do Aeromoças, que nos deu a maior força na sexta, fazendo com que, pela primeira vez, conseguíssemos exibir ao vivo, um show do nosso porão. De alguma forma a simpática aqui conseguiu desaparecer com as imagens (!!!!) e pede desculpas por sua ignorância tecnológica. De qualquer modo, ficaram os registros de sábado pelo twitcam (confesso que não sei em que condições) e do Carlão, que em breve serão editados e disponibilizados pra quem quiser conferir! Ainda bem que você estava lá, Carlão!  

Simon Chainsaw - Foto de Du Ozaki
Os “garanhões” do Big Nitrons fizeram o publico lotar o porão, mesmo com o calor abafado que pairava por ali.  Com um som cheio de peso e rapidez, muito tatuados e vestindo camisas floridas, os caras de Santos eram uma atração à parte. Eles conseguiram contagiar o pessoal com o rock que apresentaram e a euforia que transmitiram durante todo o show. Algumas pessoas ainda encararam a tequila e o beer bong que eles ofereceram. Mesmo com o calor, que espantou o público por alguns instantes, e deixou os caras do Big Nitrons tão suados que não dava pra distinguir o que era camisa florida e o que era tatuagem, a galera continuou enlouquecida. Até ouvi alguém dizer: “Isso serve pra exorcizar os demônios”.

Big Nitrons - Foto de Du Ozaki
 Já era quase 1hora da manhã quando o Grease começou seu som, com muito ritmo, energia e um vocal pra lá de performático. Haru, parte feminina da banda, expôs seu baixo bem marcado, com quem dançou durante todo o show. Pedrão, o vocalista, com sua linguagem muito característica deixou quem estava ali perplexo com sua performance. Foi fácil perceber que muitos que comparecem, tinham ido para vê-lo pessoalmente. Quem ainda não conhecia o som do Grease com certeza tornou-se fâ, assim como eu. O final dos shows do Cardápio não poderia ter sido melhor escolhido. Depois de muitos pedidos de bis do publico que não queria ver o fim do show, Pedrão e banda mandaram “Transmission”, do Joy Division. Momento para guardar no coração dos fãs.

Grease - Foto de Du Ozaki

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos um comentario,aceitamos sugestões!