18 de dezembro de 2010

Garçom, o Cardápio (Underground), por favor

Por Thiago Capodeferro

É natal. No caminho para o Espaço Edith Cultura  vejo famílias e casais entrando em lojas, carregando sacolas, mastigando aquele pastel esperto da tia da praça.

Muitos deles nem imaginam – e isso é uma pena – que no meio de todo o espírito natalino que toma conta do centro da cidade nesta época está acontecendo, bem perto dali, o Cardápio Underground, que está em sua sétima edição e reúne música, audiovisual e artes plásticas.

Entre uma compra e outra, os casais não viram o The Sams Hardcore Orchestra deixando todo mundo surdo no Edith com seu som porrada – um pé no hardcore, outro no ska. Os riffs e os solos dos instrumentos de sopro vão se alternando enquanto pessoas estão ali ao lado, na praça central, comprando o presente do (ini) amigo secreto da empresa.

The Sams Hardcore Orchestra
Eu não. Eu estou ali com meu bloco surrado de anotações. Eu e mais um bom público que se encontra no local, curtindo o som, revendo amigos ou tomando uma cerveja. E quando eu ia anotar que o vocal do the sams me lembrava o vocal do NOFX, os caras mandam um cover de Sticking in my eye.

Ponto alto do show, sem dúvida. Alguns ensaiam uma roda, outros pulam sem sair do lugar. Pena que quem estava comendo um pastel da tia da praça não ouviu. Não me leve a mal, o pastel da tia é bom, mas o som dos caras do The Sams surpreendeu pela técnica e pela energia.


Independência ou Marte
Pausa. Já já o Aeromoças e Tenistas Russas sobe ao palco. Enquanto isso, rola a discotecagem do Independência ou Marte que, entre outros clássicos, já havia colocado Tip the Scales do Rise Against pra tocar (Nota: conforme esclarecido pelo Jovem nos comentários, a discotecagem Independência ou Marte NÃO tocou  Tip the Scales, do Rise Against, já que o projeto é voltado para a música brasileira contemporânea. Tip the Scales tocou antes,  na playlist que armaram na casa, tendo o jornalista se enganado).

Os casais e famílias que vieram fazer compras de natal já estão voltando para casa quando o público presente no Edith volta para o porão. Lá, Aeromoças e Tenistas russas estão preparados para começar seu som. No dia 29 de março deste ano, no mesmo espaço Edith Cultura, os caras já haviam se apresentado, numa noite em que roubaram a cena.

Aeromoças e Tenistas Russas
A banda não é formada por tenistas e aeromoças loiras de 1, 90m, mas nem por isso deixa de prender a atenção da platéia. Os caras são absurdamente técnicos. Muitas bandas instrumentais soam repetitivas. Não é o caso deles. Som pesado e músicas cheias de mudanças de tons, que aceleram mais a cada minuto.

O Cardápio vai até domingo. No menu ainda tem três bandas e os trabalhos de vários artistas expostos nas paredes do Edith. Deixe as compras de Natal pra depois e dê uma passa no Espaço Edith Cultura. Vale a pena.

2 comentários:

  1. Hehe, desculpe mas não rolou "Tip the Scales" na Discotecagem Independência ou Marte, deve ter rolado antes na playlist que armaram na casa...o projeto é voltado pra música brasileira contemporânea...
    valeu
    bjos

    Jovem

    ResponderExcluir
  2. Opa, foi um engano meu então, achei que todas as músicas que estavam rolando, antes do show inclusive, fossem da discotecagem.

    Peço desculpas e já está esclarecido o engano no texto.

    Valeu!

    ResponderExcluir

Deixe-nos um comentario,aceitamos sugestões!