12 de julho de 2011

Exibição do filme "O Invasor' + bate-papo com o diretor Beto Brant

O Circuito Cidade do X Festival de Arte Serrinha, em parceira com o Cineclube do Espaço Edith Cultura e o X Festival de Inverno de Bragança Paulista, exibirá, nesta sexta. 15/07 às 19h, o filme “O Invasor” e contará com a presença do diretor do longa, Beto Brant. Com este filme Brant recebeu o prêmio de melhor diretor no Festival de Brasília e de melhor filme latino-americano no Festival de Sundance, nos EUA.

Beto Brant
Graduado em cinema pela FAAP, Beto Brant começou a carreira diregindo videoclipes. Teve carreira marcante como curtas-metragens. Entre vários prêmios, o primeiro foi pelo curta Jô, que recebeu o prêmio de melhor curta-metragem no Festival de Havana.

Seu primeiro longa foi “Os matadores”, com Murilo Benício, Chico Diaz, Maria Padilha e Stênio Garcia. O thriller policial conta a história de assassinos de aluguel na fronteira com o Paraguai. Brant recebeu o Kikito no Festival de Gramado e a Lente de Cristal Festival de Cinema Brasileiro de Miami, como melhor diretor.


Marco Ricca em "O Invasor"
O segundo longa foi “Ação entre amigos”, cuja trama expõe o dilema de quatro ex-militantes do período de resistência à ditadura militar e possibilidade de se depararem, anos mais tarde, com o torturador do passado. O elenco foi composto por figuras menos conhecidas, elemento que permitiu uma maior identificação entre personagens e público. Com Leonardo Villar como o torturador e Zecarlos Machado e Genésio de Barros como dois dos amigos. Com esse filme Brant recebeu novamente o prêmio de melhor diretor no Festival de Miami, além de o Troféu Passista no Festival de Recife., também de melhor diretor.

O invasor Paulo Miklos
O terceiro longa foi O Invasor. A trajetória de sucesso do filme começou com o Festival de Brasília, com os prêmios de melhor diretor, melhor trilha sonora e o de ator-revelação para o integrante dos Titãs, Paulo Miklos, amigo feito no período dos clipes.

O músico surpreendeu por sua performance dual cômica/soturna, venceu a categoria de melhor filme latino-americano em Sundance e dividiu as atenções com o rapper Sabotage (autor dos diálogos de Miklos, de músicas da trilha e de uma participação especial).

O elenco conta com Marco Ricca, Alexandre Borges, Mariana Ximenes, e Malu Mader. Em Recife, venceu a competição com sete prêmios: melhor filme, direção, fotografia, montagem, trilha sonora (Sabotage), ator (Marco Ricca) e atriz coadjuvante (Mariana Ximenez).

Mariana Ximenes e Paulo Miklos
 Depois de “O Invasor” vieram os filmes “Crime Delicado”, “Cão Sem Dono” e “O Amor Segundo B. Schianberg’

Beto Brant, dotado de um estilo próprio na forma como conta suas histórias ou pelo conteúdo delas, brinca com fórmulas narrativas do cinema policial norte-americano com tramas provocativas, essencialmente brasileiras.

Outra característica do trabalho de Beto Brant é realizar filmes que começam e terminam com reticências, mas que não se tratam de obras abertas. Os filmes terminam num clímax surpreendente e que não se extingue, deixam o espectador em suspenso, estupefato com o ponto em que as coisas chegaram. Talvez seja este o efeito que o cineasta deseja atingir com relação ao próprio status da realidade brasileira.

Marco Ricca e Alexandre Borges 
Sinopse:

Estevão (George Freire), Ivan (Marco Ricca) e Gilberto (Alexandre Borges) são companheiros desde os tempos de faculdade e sócios de uma construtora de sucesso há mais de 15 anos. O relacionamento entre eles sempre foi muito bom, até que um desentendimento na condução dos negócios faz com que eles entrem em choque, com Estevão, sócio majoritário, ameaçando abandonar a empresa. Acuados, Ivan e Gilberto decidem então contratar Anísio (Paulo Miklos), um matador de aluguel, para assassinar Estevão e, assim, poderem conduzir a construtora do modo como bem entendem. Entretanto, Anísio tem seus próprios planos de ascensão social e aos poucos invade cada vez mais as vidas de Ivan e Gilberto.



Serviço:

Circuito Cidade - X Festival de Arte Serrinha
"Exibição do filme ‘O Invasor’ e conversa com o diretor Beto Brant
15 de julho – 19h00 - Grátis
Museu Municipal Oswaldo Russomano
R. Cel. João Leme, 520
Recomendação etária: 14 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos um comentario,aceitamos sugestões!