24 de novembro de 2011

"Memórias Bragantinas" - Arqueologia Audiovisual


Por André La Salvia

Neste ano de 2011 foi lançado um projeto que pretende fazer um resgate das imagens do passado de Bragança Paulista - fotos e vídeos antigos de pontos importantes da cidade - com a intenção de tornar público e de fácil acesso àqueles que desejam se interar de nosso passado. Mas o projeto vai além, porque ao mesmo tempo em que protagoniza essa arqueologia de imagens, preserva o presente através da filmagem dos mesmos pontos encontrados nas imagens antigas como eles estão hoje em dia.


Dessa forma, estamos em pleno trabalho. Fizemos uma pesquisa das imagens antigas dos prédios, casas, ruas, igrejas, calçadas, pessoas e seus hábitos. Então filmamos esses mesmos pontos como estão hoje, para depois, em um trabalho de edição, mesclar essas imagens em um pequeno documentário que cria uma visualidade desse ponto. Todo este trabalho é publicado na internet para ser acessado livremente, já que o projeto possui um compromisso com a história e a memória bragantinas e não possui fins lucrativos, muito menos a finalidade eleitoral daqueles que parecem estar preocupados com nosso patrimônio histórico mas com o objetivo de atingir eleitoralmente alguns ou mesmo se lançar como opção.




Pretendemos lançar 16 pequenos vídeos, sendo que três já estão prontos e podem ser conferidos nos endereços indicados abaixo. Ainda temos bastante trabalho pela frente e esperamos, inclusive, contar com a participação de interessados em contribuir com este projeto. Afinal quem tiver fotos ou filmes antigos de nossa cidade pode nos procurar e colaborar. 


Neste primeiro momento não estamos procurando imagens familiares e sim de locais de referência e pontos turísticos da cidade. As imagens podem contribuir muito para que esse projeto resgate a memória audiovisual de nossa cidade, desde que estejam comprometidos com seus objetivos já citados, ou seja, sem finalidade lucrativa nem eleitoral.




Este projeto foi idealizado por André Luis La Salvia, com produção de Carlos Finocchio da Candeia Produções e conta com fotografia de Juca La Salvia.




Curta a página do projeto no facebook: https://www.facebook.com/memoriasbragantinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos um comentario,aceitamos sugestões!