11 de maio de 2012

Parceria: um bom caminho para realização de projetos

Por Daniela Verde


ATO 1- parceria Edith Cultura – KinÔ (SP)

Há oito anos, a 1ª Virada Cultural de São Paulo (2005) trazia uma programação enxuta e envolvia apenas seis lugares na região central da cidade (Galeria Olido, Vale do Anhangabaú, Biblioteca Mário de Andrade, Praça Roosevelt, Mercado Mundo Mix e Teatro Municipal), uma escola de samba na zona Norte, duas praças na zona Leste, o SESC Pompeia na zona Oeste e o Museu do Ipiranga na zona Sul. Ainda não havia a proposta de programações ininterruptas durante 24 horas, mas o metrô foi aberto pela primeira vez em sua história durante as 24horas do dia.

Neste dia, conheci uma pessoa que se tornou parceira na realização de projetos culturais. Foi neste ambiente propício que nos aproximamos por afinidades ideológicas e iniciamos discussões que resultaram em diversos projetos. Ela se tornou importante colaboradora no processo de formalização do Edith como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) e também fundou um cineclube a céu aberto, o KinÔ, do Ô de Casa Hostel  Hoje nossos cines são parceiros: Edith em Bragança e KinÔ em São Paulo. Sempre trocamos experiências, equipamentos, ideias, filmes, livros, textos, enfim, estabelecemos uma parceria que traça estratégias práticas para a concepção, desenvolvimento e realização de projetos que no início eram simplesmente boas ideias.

KinÔ Cine Piscina - Ô de Casa Hostel

ATO 2 – parceria Edith Cultura – ASES (Associação de Escritores de Bragança Paulista)

Por meio do texto publicado nesta mesma coluna em 28/03/2012 - Sonho ou Realidade Possível? -, no qual discorri sobre a ocupação cultural de prédios históricos do centro da cidade , e através dos encontros com representantes da ASES em ambientes favoráveis como as reuniões do Comcultura (Conselho Municipal de Cultura) e da CMIC (Comissão Municipal de Incentivo à Cultura), o Edith estabeleceu uma parceria que resultará no retorno periódico das atividades cineclubistas na cidade de Bragança!

O Cineclube do Edith Cultura tem o prazer de anunciar o retorno de suas exibições de filmes nas  últimas quartas-feiras de cada mês no prédio da ASES, sempre às 19h30, horário este que permite um tradicional debate cineclubista no final de cada sessão,. O estabelecimento de parcerias também é responsável pela promoção desses debates, sendo o primeiro conduzido por Mathias Abreu Lima Filho, professor de filosofia da FESB e representante da ABAP - Associação Bragantina de Artes Plásticas. A primeira sessão será dia 30 de maio, com um filme de Pedro Almodóvar a ser definido.

Parabéns à ASES, que no dia 17 de maio comemorará 20 anos de existência e continua fazendo valer seus objetivos sociais, “se colocando a serviço da comunidade no setor educacional e cultural”, e mostrando-se capaz de encarar novos desafios e estabelecer novos diálogos, não só no âmbito da literatura, mas da cultura em geral. Esse é um ótimo exemplo a ser seguido pelos coletivos culturais, pois são atitudes como essas que contribuem para a construção de uma base cultural sólida em Bragança.

Convite ASES 20 anos

Nota: A solenidade de comemoração dos 20 anos da ASES - Associação de Escritores de Bragança Paulista - será no dia 17 de maio, quinta-feira, às 20h, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Bragança Paulista. Todos estão convidados.

Um comentário:

Deixe-nos um comentario,aceitamos sugestões!