19 de junho de 2012

Projeto Memórias Bragantinas


Por André Luis La Salvia

O projeto Memórias Bragantinas apresenta, através do canal no youtube,  http://www.youtube.com/user/MemoriasBragantinas vídeos onde tentamos reunir imagens do passado de Bragança e o seu presente.



No total já realizamos 06 vídeos. Esperamos realizar muitos outros. Esta iniciativa tem como principal objetivo gerar um arquivo audiovisual de fácil acesso a população desejosa de experimentar fotos e vídeos de nosso passado em comparação com nosso presente. 



Composto de imagens-lembrança, neste projeto tentamos colocar uma memória-cidade em circulação criando justaposições de semelhanças e contraposições de diferenças. Afinal, poucos prédios mantém-se mais ou menos originais, outros tantos perderam-se no implacável correr dos dias.




O interessante fica por esta tentativa de experimentar uma memória que não é pessoal, mas sim de uma cidade como se o passado revisitado pudesse contar um pouco das histórias do que se viveu e do que se viu quando se caminhava pelas ruas. Neste momento de retrospectiva do que passamos nos últimos anos, ao mesmo tempo que se discute-se quais rumos tomar nos próximos, em um agitado debate eleitoral, talvez seja importante cobrar dos pré-candidatos seu compromisso em conhecer, respeitar e preservar a história de nosso município.




Esperamos fomentar esta discussão realizando vídeos que trazem um conhecimento histórico ao mesmo tempo que refletem sobre o presente para ajudar nossos conterrâneos a pensar que Bragança querem e em quais candidatos percebem seus anseios realizados. Vejo como muito importante estabelecer este canal gratuito e sem fins lucrativos que possibilita o acesso de qualquer cidadão, ao invés de ouvir calorosas reivindicações muitas vezes de linguagem truculenta que apenas criticam ou pedem outras sem propor ou estimular a reflexão. Portanto, conheça para poder refletir, critique com consciência e proposta, seja cidadão e não um chato.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos um comentario,aceitamos sugestões!