9 de fevereiro de 2013

The Psychedelic Sound Of 13th Floor Elevators

Por Sr. White


Formada no Texas, em meados da década de 60, foi uma banda de garagem que se caracterizou como uma das pioneiras do acid rock, vertente assim denominada devido a uma sonoridade que, associada ao consumo de LSD, resultava em uma “viagem” muito desejada pelo público. Viagens para San Francisco estabeleceram o grupo como um dos undergrounds favoritos nos clubes locais, impulsionados pelas insanas letras de Roky Erickson. Essas apresentações lisérgicas passaram a ser alvo das gravadoras que, de 1966 em diante gravariam esses grupos, originando o “psychedelic rock”. A transformação do cenário do rock é a prova de que a psicodelia não era apenas um estado da mente.

 Podemos considerar apenas uma dupla de álbuns do grupo como verdadeiros psicodélicos, apesar de diversos lançamentos. Basta ouvir os dois primeiros álbuns, lançadps pelo selo International Artists,  para constatar que seu material marca o início do movimento psicodélico no rock.



O estonteante álbum de estréia “THE PSYCHEDELIC SOUND OF 13TH FLOOR ELEVATORS” apresentava ao ouvinte uma viagem cuja intensidade era fora do comum; uma variação de folk-rock cujas faixas mesclavam a agitação das viagens lisérgicas com o pesado vocal de Roky Erickson. Podemos destacar duas faixas do lado A, “Roller Coaster” e “Reverberation”,que, devido ao seu peso, integradas a atmosfera da obra, mostram-se como pontos altos do LP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos um comentario,aceitamos sugestões!