26 de março de 2013

1º Encontro de Teatro Entre Serras e Águas na Serrinha


Um projeto pioneiro na Região Bragantina irá unir uma cia. de teatro internacional e uma cia. de teatro paulista com atores e diretores da região em residência artística no bairro da Serrinha. A reunião dos grupos acontecerá em junho e tem como objetivo contribuir para que os participantes partilhem experiências e informações sobre o cenário teatral atual, além de desenvolverem um trabalho de criação colaborativa.

A primeira etapa do projeto consiste em três encontros preliminares nos municípios de Bragança Paulista, Atibaia e Piracaia. Os encontros serão gratuitos e contarão com a presença de atores e diretores de teatro com relevância nacional, que conversarão com o público sobre sua formação, sobre autores de maior importância na sua trajetória e também teatro de uma maneira geral.

O primeiro desses encontros acontece no dia 27 de março, às 20h no Centro Cultural do Matadouro. E terá como convidados os atores/diretores Guilherme Leme e Helena Ignez.


Atibaia receberá o segundo encontro em abril. O terceiro encontro acontecerá em maio, na cidade Piracaia. A residência acontecerá entre os dias 17 e 23 de junho. Durante os três encontros serão disponibilizadas fichas de inscrição aos interessados em participar da residência. Apenas maiores de 18 anos poderão se inscrever. 

Para a residência serão selecionados 30 participantes que acompanharão as atividades realizadas pelas companhias internacional e paulista e poderão participar de um espetáculo resultante do processo, que será apresentado gratuitamente ao público. 


  
Com mais de 25 anos de carreira, Guilherme Leme já atuou e produziu diversos espetáculos teatrais. No início de sua carreira, ajudou a fundar a Companhia de Teatro São Paulo Brasil e participou de festivais em todo o país. Também atuou na TV, participando de diversas novelas e no cinema, em filmes como Benjamim e Anjos da Noite, o qual recebeu o prêmio de melhor ator coadjuvante no Festival de Gramado. Atualmente, tem dirigido peças teatrais. Interpretou Meursault no monólogo “O Estrangeiro”, baseado na obra de Albert Camus,  apresentado em Bragança em 2011.



Helena Ignez começou a carreira no teatro baiano, em uma época de vanguarda. Em sua estréia no cinema foi dirigida por Glauber Rocha. Posteriormente, a parceria com os cineastas Julio Bressane e Rogério Sganzerla tornou-a um dos ícones do Cinema Marginal. Atuou em filmes como O Bandido da Luz Vermelha, Assalto ao Trem Pagador, O Padre e a Moça. Dirigiu “Canção de Baal”, que recebeu o Prêmio da Crítica no Festival de Gramado e “Luz nas Trevas”, continuação do filme Bandido da Luz Vermelho de Rogério Sganzerla.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos um comentario,aceitamos sugestões!