9 de março de 2013

Edith Cultura inicia projeto de Oficinas Culturais para jovens

Por Daniela Verde


Na próxima quinta feira, 14 de março, o Espaço Edith Cultura dará inicio ao seu projeto-piloto de oficinas culturais voltadas para o público jovem. Batizado de COMBO Serrinha de Oficinas Culturais, este projeto consiste na realização de Oficinas de Teatro, Dança, Vídeo, Arte de Rua e Poesia & Rap para jovens acima de 13 anos. Nesta primeira fase, os moradores dos bairros da Água Comprida, Morro Grande, Boa Vista e Serrinha serão os beneficiados, dado que as oficinas acontecerão no Galpão da Igreja de São Sebastião na pracinha da Água Comprida, no Teatro Rural, próximo ao Galpão Busca Vida e na Fazenda Serrinha, sede do Festival de Arte Serrinha.


Arte de Helena Ruschel


Com oficinas de duração de um a três meses, o COMBO Serrinha objetiva promover atividades culturais, estimulando a produção artística de jovens, divulgar informações de interesse desse público, ampliar a formação, o conhecimento, as oportunidades e habilidades que auxiliem na inserção social dos alunos,  criar alternativas de lazer e convívio e articular-se com as atividades já realizadas na Fazenda Serrinha, no Teatro Rural e no Galpão Busca Vida, bem como integrar e apoiar as iniciativas locais.



A escolha da implantação do projeto-piloto na zona rural de Bragança se deu pela íntima relação entre Edith Cultura e Festival de Arte Serrinha e também do Festival com o entorno da Fazenda Serrinha, dado que o Festival acontece há 12 anos e mantém atividades culturais de férias nos bairros acima mencionados. Há anos a equipe Serrinha expressa sua vontade em manter atividades continuadas dentro e fora da Fazenda e 2013 se mostra o ano de grandes realizações!



Através do convênio firmado entre o Espaço Edith Cultura e a Secretaria de Estado da Cultura será possível viabilizar este tão sonhado desdobramento. E através de outra importante parceria, a Fazenda Serrinha será um dos Lugaresde Aprender, do projeto Cultura é Currículo, da Secretaria de Estado da Educação. Isso significa receber na Fazenda visitas de escolas públicas interessadas em estudar Arte Contemporânea e Meio Ambiente in loco.  

Depois da implantação desse piloto, pretendemos ampliar o raio de ação do COMBO e buscar novas parcerias para mantê-lo na zona rural e também levá-lo a outros bairros da cidade e quem sabe, em outros municípios do país.



As oficinas serão ministradas pelos professores/artistas: Aline Pires Araújo, da Cia Cênia Tenda e do grupo de maracatu Cia. Malungos do Baque, que estará à frente das aulas de teatro; Richard Braga Moreno, da Beath of Dance que comandará as aulas de dança. Já  André La Salvia, diretor da série Memórias Bragantinas e de O Belo Parado será responsável pela oficina de vídeo; Matias Espacial Picon, artista uruguaio radicado no Brasil desenvolverá a oficina de arte de rua, e Thiago Cervan, poeta, escritor, ativista, autor de Sumo Bagaço e um dos idealizadores do Sarau do Manolo, que acontece habitualmente em Atibaia, conduzirá a oficina de Poesia & Rap



Em tempo: embora nosso público-alvo sejam os moradores dos bairros do entorno da Fazenda Serrinha, interessados de outros bairros também podem se inscrever, mas estarão sujeitos a disponibilidade de vagas. As oficinas são gratuitas. Para mais detalhes, acesse aqui no blog a página  Fazenda Serrinha.

Um comentário:

  1. Parabéns pela iniciativa e pela escolha seleta de jovens artistas que vêm desenvolvendo um belíssimo trabalho na região. Muito sucesso a todos e muita paz!

    ResponderExcluir

Deixe-nos um comentario,aceitamos sugestões!