28 de março de 2013

Fazenda Serrinha abre suas portas para alunos da rede pública


A partir do mês de abril, a Fazenda Serrinha abre suas portas para receber visitas agendadas de professores e estudantes de escolas estaduais da região. Para enriquecer as visitas, no último dia 8 de março, a fazenda deu inicio a mais um de seus projetos: o Educativo Serrinha. 

O programa prevê um trabalho continuado de formação de jovens para atuarem como educadores na própria fazenda, com aulas sobre arte, educação e meio ambiente. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Fazenda Serrinha e a Secretaria da Educação do Estado, no âmbito do projeto Lugares de aprender: a escola sai da escola

Foto de Claudenice Eduardo

A capacitação dos jovens e o exercício de suas atividades foram financiados pelo convênio estabelecido entre a Secretaria da Cultura do Estado e o Espaço Edith Cultura. O treinamento inclui orientações sobre leitura de imagem e produção de arte contemporânea. Para quem ainda não conhece, a Fazenda Serrinha está localizada na zona rural de Bragança, em uma região montanhosa à beira da Represa do Jaguari- Jacareí. 

Antiga propriedade de café, em 2001 foi reconhecida como Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). Com 115 hectares, além das atividades de conservação ambiental, é sede de um dos festivais de arte mais importantes do Brasil, o Festival de Arte Serrinha, já na 12a edição.

Foto Arquivo Fazenda Serrinha

A privilegiada localização geográfica favorece discussões sobre temas importantes como biodiversidade, clima, hidrografia, fauna, vegetação e recuperação ambiental. E seu potencial educativo também está relacionado ao pequeno, porém expressivo acervo de arte contemporânea instalado ao longo da paisagem natural.

Os coordenadores do projeto optaram por uma abordagem pedagógica que articula todos os elementos da paisagem, naturais e construídos pelo ser humano, incluindo as intervenções artísticas. Os educadores discutirão com os estudantes e professores sobre as obras e artistas, a história da fazenda e a paisagem natural de forma integrada, transdisciplinar e interativa.


Foto de Shel Almeida

O educador conduzirá o grupo por percursos variados e será responsável pela mediação entre o lugar de aprender e o grupo visitante. O percurso será sempre inovador e criativo, fruto de um encontro único, baseado nos interesses específicos de cada grupo e das diferentes respostas dadas às provocações sugeridas pelo mediador. 

A equipe prevê para o estudante fora da sala de aula, uma experiência planejada que inclui abrir-se para a exploração, observação, reflexão, contemplação, diálogo e vivência artística; ou seja, para uma nova possibilidade de leitura de mundo, mais abrangente, crítica e conectada com a natureza.

Foto de Claudenice Eduardo

Os educadores da Fazenda Serrinha já passaram por um processo seletivo e atualmente encontram-se em fase de formação.  Em breve a fazenda ampliará e estenderá as ações do educativo para atender outras instituições interessadas em firmar novas parcerias. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos um comentario,aceitamos sugestões!