13 de maio de 2013

Memórias Vivas Bragantinas tem início com oficinas de desenho e fotografia


Começou em Bragança, na última quarta-feira, o projeto Memórias Vivas Bragantinas, que tem por objetivo resgatar a memória e o patrimônio cultural da cidade. A intenção é despertar na população um novo relacionamento espacial e temporal através de oficinas, curso de produção audiovisual, curso de formação para professores, exposição de arte, intervenções artísticas e produção de documentários. Nesta primeira fase etapa crianças e jovens puderam participar de oficinas de desenho e de fotografia, como forma de desenvolverem o olhar sobre a questão da memória e do patrimônio.




A oficina de desenho acontece no Museu do Telefone às quartas feiras e é destinada a crianças de 08 a 12 anos. Na primeira aula o artista plástico Paulo Von Poser utilizou imagens antigas do próprio Museu do Telefone, em diversos ângulos. A proposta era de que as crianças sentassem na Praça José Bonifácio, em frente ao Museu e observassem o que havia mudado no prédio e entorno em relação à foto. Elas então foram estimuladas a criar intervenções livres nas fotografias. No final da aula o artista conversou com as crianças sobre as mudanças que notaram no cidade e muitas chegaram a lembrar do antigo cinema.


A oficina de fotografia acontece na Igreja Santa Rita de Cássia, no Jardim da Fraternidade e é destinada a jovens a partir de 13 anos. No primeiro encontro o fotógrafo Eduardo Barcellos apresentou aos alunos referências e conceitos sobre o olhar na fotografia, exemplificando com imagens e analisando-as junto com os jovens. Eles então tiveram 20 minutos para circular pelo bairro fotografando o que achassem interessante. Posteriormente todos discutiram sobre as fotos feitas pelo grupo. Como atividade proposta para a semana, os alunos receberam câmeras descartáveis, ao final da oficina As fotos serão reveladas e usadas em atividade na próxima aula.  


Os trabalhos realizados pelos alunos em ambas as oficinas farão parte de um exposição prevista para o segundo semestre, em nova etapa do Memórias Vivas Bragantinas. o projeto prevê, ainda, painéis de discussão sobre a questão da memória e do patrimônio, intervenções urbanas, curso para professores, produção de filmes curtas-metragens e de um documentário média-metragem que será lançado e exibido ao ar livre na cidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos um comentario,aceitamos sugestões!