25 de junho de 2013

Exposição Memórias Vivas Bragantinas leva reflexões sobre o patrimônio da cidade para o Mercado Municipal

Mostra contará com fotografias e desenhos produzidos nas oficinas do projeto, além de instalações artísticas interativas .


Qual a sua relação com o patrimônio de Bragança? De que maneira você se sente parte desse patrimônio? Essas e outras perguntas irão provocar os visitantes da Exposição Memórias Vivas Bragantinas, aberta ao público a partir do próximo dia 29 de junho (sábado) às 10h, no Mercado Municipal de Bragança Paulista.  A mostra integra o Memórias Vivas Bragantinas, projeto que atua no resgate do patrimônio cultural da cidade por meio de experiências nas linguagens das artes visuais e audiovisuais e que conta com patrocínio da TE Connectivity . A realização é da Com Tato Agência Cultural em parceria com o Edith Cultura.

A mostra reunirá, em diferentes pontos do Mercado, instalações divertidas e interativas que buscarão ampliar o olhar e a sensibilidade dos visitantes sobre os vários aspectos do patrimônio, da história e da memória da cidade.  Também estarão expostos os resultados das oficinas de desenho e fotografia promovidas pelo projeto entre os meses de maio e junho. Todos serão convidados a participar com depoimentos e a interagir com as obras, deixando verdadeiramente viva a reflexão sobre a construção do patrimônio do município.


Imagens, afetos e memórias - Os trabalhos produzidos por crianças e jovens participantes das oficinas deverão merecer atenção especial por parte dos visitantes. Na oficina de desenho, o artista plástico e educador Paulo Von Poser realizou caminhadas com a garotada pelo centro da cidade, gerando dinâmicas e situações para que todos pudessem soltar a criatividade em traços e cores. Os pequenos reuniram fotografias de suas próprias histórias e desenharam sobre imagens antigas de Bragança Paulista. Refletiram sobre as transformações provocadas pela passagem do tempo e imaginaram, desenhando, possibilidades de futuro.


Já os jovens da oficina de fotografia, coordenada pelo fotógrafo Eduardo Barcellos, tiveram contato com conceitos técnicos, como o da composição de luz como pincel, e ampliaram o seu repertório de referências de imagens. De câmera na mão, também exploraram diferentes ruas do Jardim da Fraternidade , buscando registros poéticos e uma observação mais cuidadosa de diferentes ângulos que compõem o patrimônio da cidade e sua vida contemporânea. Os visitantes terão a oportunidade de conferir a produção nascida dessas experiências.

Foto de Ariane de Paiva Pita

Além da Exposição Memórias Vivas Brangantinas, o projeto Memórias Vivas Bragantinas continuará promovendo ações no segundo semestre.

Serviço
Exposição Memórias Vivas Bragantinas
De 29 de junho a 28 de julho de 2013 das 7h às 17h.
Local: Mercado Municipal de Bragança Waldemar de Toledo Funck
Rua Coronel Teófilo Leme 1240, Bragança Paulista.
Entrada franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos um comentario,aceitamos sugestões!