14 de julho de 2013

Abertas as inscrições online para a Oficina Prática de Curta-Metragens

Devido a grande procura, o projeto Memórias Vivas Bragantinas optou por criar uma seleção entre os interessados em participar da “Oficina Prática de Curta - Metragens com Moira Toledo, Renata Druck, Alexandre Gonçalves e Carlos Nader”.

A oficina é gratuita e os interessados devem preencher a ficha de inscrição.
O questionário é uma maneira de conhecer as expectativas dos interessados em relação à oficina e também conhecer mais sobre o perfil de cada um.

Mas atenção! Apenas maiores de 16 anos podem participar.

Sobre a oficina
Por meio de aulas práticas e teóricas, a oficina propõe a introdução à linguagem audiovisual e às formas de abordagem, estimulando a percepção e o potencial criativo. Aos participantes interessados, será proposta a realização em grupo de 03 minicurtas, onde o aluno terá a oportunidade de colocar em prática o que aprendeu durante a oficina. Direcionada a qualquer pessoa, maior de 16 anos, com interesse na prática do audiovisual.

Sobre os professores

MOIRA TOLEDO

Moira Toledo é Cineasta, Bacharel em Cinema (FAAP-SP/2002), mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP/2004) e doutora em Ciências da Comunicação (ECA/USP-SP/2010). Atualmente está desenvolvendo pesquisa de pós-doutoramento no departamento de Educação da UFRJ (2013-2014) sob supervisão da Profa. Dra. Adriana Fresquet. Atua como professora de criação, direção e crítica no curso de Cinema da FAAP e consultora estratégica da Buriti Filmes e Associação Tela Brasil.


Atua também como conferencista e palestrante em congressos e workshops voltados a interessados no uso das ferramentas audiovisuais no ensino básico; e como curadora e júri de mostras e festivais no Brasil (Festival Internacional de Curtas de SP, Festival Tela Digital, Claro Curtas) e no exterior (Festival de Cinema Latino de Toronto, Canadá). Vem atuando há doze anos em consultoria e realização de projetos sociais envolvendo educação audiovisual para ONGs e Instituições de renome como: Associação Cultural Kinoforum (Oficinas Kinoforum), Buriti Filmes, Instituto Criar, Oficinas do Festival do Minuto, SESC, Casa Redonda, Centro de Cultura Judaica; e para instituições ligadas à órgão públicos como programa Fábricas de Cultura (SEC-SP), Centro Ruth Cardoso de Juventude (SPP-SP), Secretaria Municipal de Cultura (Projeto Escola Aberta), Secretaria de Cultura de Porto Alegre, Secretaria de Cultura de Recife, dentre outros.

Dentre os projetos realizados no período, destacam-se a concepção e realização do site KinoOikos, para a Kinoforum (2007); a concepção pedagógica do Portal Tela Br, para a Buriti Filmes (2008); e a parceria de longa data com a SMC de Porto Alegre, assessorando o modelar projeto de Alfabetização Audiovisual lá implantado (2008-2013).


 RENATA DRUCK

Graduada em cinema, atua em diversos campos e formatos do audiovisual: em televisão desde 98, dirigiu diversos programas para TV a cabo e Canal Futura, entre outros. Em 2010 e 2011 dirigiu a série de 32 episódios É a Vovozinha!, vencedora do Pitching Gênero Feminino TV Brasil, veiculada no mesmo canal. Em 2013 foi uma das diretoras de gravação da série Mundo sem Mulheres, exibida no GNT. Também se dedica à realização de documentários, como o premiado Nasceu Bebê Diabo em São Paulo. Seu mais recente documentário é Um Rio Invisível, sobre a obra “Pets” do artista plástico Eduardo Srur. Em 2012, realizou o Workshop Desenvolvimento da Linguagem Audiovisual, a convite do Instituto Itaú́ Cultural, por ocasião do lançamento do edital Rumos Cinema e Vídeo.


 ALEXANDRE GONÇALVES

Alexandre Gonçalves é cineasta e atua na área de videoarte e tecnologia e criou projetos em arte audiovisual que já participaram de festivais e eventos de grande porte, tais como: Quadrienal de Cenografia de Praga, ARCO, BOOM Festival, FILE, entre outros. Desenvolveu projetos para exposições de diversos formatos, tais como Revolução Genômica, Einstein e Cerrado. Busca em suas pesquisas e projetos a intersecção entre a arte com a ciência e a exploração dos aspectos didáticos da arte.


 CARLOS NADER

Carlos Nader é editor, documentarista e videomaker. Entretecendo linguagens que vão do documentário à videoarte é, acima de tudo, um ensaísta. Entre seus temas principais estão a questão da identidade, a sensação do tempo e a relação do homem com a câmera numa era extremamente midiatizada. Seus vídeos foram exibidos e premiados em centros culturais de mais de 20 países (como o MOMA de Nova Iorque ou a Tate Modern de Londres) e veiculados em mais de uma dezena dos principais canais de TV do mundo (como os ingleses Channel 4 e BBC ou o Franco-Alemão ARTE). Entre seus longas-metragens, destacam-se os documentários Pan-Cinema Permanente (2008), sobre o poeta baiano Waly Salomão, premiado em diversos festivais do mundo, e Preto e Branco (2004), sobre racismo. Outros destaques de sua obra são o média metragem O Beijoqueiro: Portrait of a Serial Kisser (1992), um dos vídeos nacionais mais reconhecidos da década de 90; Trovoada (1995), onde também escapa da estrutura convencional da maioria dos documentários; O Fim da Viagem (1996), onde o artista explora a contaminação da realidade pela ficção e o absurdo escondido por detrás da banalidade da vida; Carlos Nader (1998), onde o conceito de autobiografia é implodido, ao misturar sua própria imagem ao depoimentos de travestis, filósofos, poetas e bandidos; entre outros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos um comentario,aceitamos sugestões!