2 de julho de 2013

Festival de Arte Serrinha: Programação



ARTE E NATUREZA SE INTEGRAM NA PROGRAMAÇÃO DA 12ª EDIÇÃO DO FESTIVAL DE ARTE SERRINHA, DE 8 A 28 DE JULHO, NA REGIÃO SERRANA DE BRAGANÇA PAULISTA

Tradicional evento de arte e cultura traz como tema “Sangue Latino”,
em homenagem ao cantor Ney Matogrosso, que fará o show de encerramento


Um perfeito encontro entre a arte e natureza. A 12ª edição do Festival de Arte Serrinha busca estreitar essa aproximação, propondo uma imersão artística aos visitantes que buscarem as diversas atividades do tradicional evento de arte, que ocorre na região da Serrinha, aos pés da Serra da Mantiqueira, nos arredores da cidade de Bragança Paulista (90 km de São Paulo).

O tema desta edição, “Sangue Latino", definido pelo curador, o artista plástico Fabio Delduque, norteará a programação do evento, que ocorre entre os dias 08 e 28 de julho.  “Trata-se de uma provocação e uma homenagem aos espíritos alegres e criativos”, explica Delduque, um dos idealizadores do festival.



A programação inclui oficinas, palestras, uma residência artística, shows e exibição de filmes nacionais. E o festival se encerra com uma apresentação gratuita do cantor Ney Matogrosso, na Arena do Lago Taboão, na cidade de Bragança Paulista.

Mas a maior parte das atividades acontece na roça.

A Fazenda Serrinha, núcleo principal do festival, é uma linda área verde de 113 hectares e dispõe de infraestrutura com salas de aula, ateliês, restaurante, alojamentos e pousada. Em 2001 foi reconhecida pelo Ibama (atual ICMBio) como RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural), funcionando como centro de vivências e experimentações culturais e ambientais. Além do projeto conservacionista, o espaço da fazenda está sendo ocupado por uma série de instalações artísticas.



“O festival nasceu da vocação da fazenda e da nossa família de proporcionar encontros e vivências, sendo motivado também pela intenção de reocupação de uma paisagem pela natureza e pela arte”, explica Marcelo Delduque, outro dos idealizadores do evento.

As atividades do evento espalham-se por outros locais da zona rural da região, como o Galpão Busca Vida (shows) e o Cine Rancho (mostra de cinema nacional).

PROGRAMAÇÃO

Oficinas - Dentre as atividades programadas estão oficinas orientadas por importantes nomes de diferentes vertentes artísticas: Dora Longo Bahia, Lucas Bambozzi e Carlos Fajardo (artes visuais); Paulo Pasta (pintura); ChechoGonzales, Carla Pernambuco e Carolina Brandão (gastronomia); Hugo França (design); Sandro Borelli (dança contemporânea); Lucina (música), além do Festival Infantil, realizado no ateliê das crianças, com orientação das arte-educadoras Ana Letícia Penedo e Tatiane Gutierrez.


Cinema – O cinema terá espaço por conta da exibição dos longas “Luz nas trevas” (dir. Helena Ignez) e “A mulher de todos” (dir. Rogério Sganzerla). A diretora Helena Ignez irá aproveitar presença na Serrinha para rodar parte de seu novo filme, “Ralé”, que contará com Ney Matogrosso como protagonista, além de elenco formado por Simone Spoladore, Guilherme Leme e Dan Nakagawa.

Conversas circulares - Haverá ainda uma série de conversas circulares com artistas participantes do festival, que debaterão os seguintes temas: Residência Artística, com José Spaniol, Lilian Amaral, Ana Gallardo e Marco Paulo Rolla (11/07); Experiências Curatoriais com artistas latinos no Paço das Artes e Pinacoteca do Estado, com Diógenes Moura e Priscila Arantes (17/07) e Sangue Latino, com Bené Fonteles, Lucina e Denise Mattar (27/07).



Parque de instalações – O Parque de Instalações da Serrinha, implantado oficialmente ano passado, vai ganhar nessa edição mais uma obra. Dia 11 de julho o artista plástico Aguilar vai inaugurar sua instalação da obra “Eu te como”, que integra a sua série de portais de fogo. O evento acontece durante um happening, em que a obra, uma estrutura em formato de uma boca gigante, será incendiada. “Eu te como” passará a integrar o Parque de Instalações da Serrinha, que já conta com as obras “Laboratório da paisagem”, de Luiz Hermano, “Grande espiral”, de BenéFonteles, “Nau”, de Eduardo Srur, “(I)mobiliário”, de Gustavo Godoy, “Fértil”, de Fernando Limberger e “Mula sem cabeça”, do coletivo Bijari. Todas as instalações foram criadas ao longo dos onze anos de Festival, com trabalhos inéditos, construídas especificamente para aqueles espaços – site specifics –, possuindo caráter dinâmico e vivo, ao incorporar a ação do tempo na sua constituição, que as assemelham a organismos vivos. A visitação ao parque é gratuita, acontecendo todos os dias do festival, das 9h às 17h

Programa de arte-educação – O núcleo de arte-educação nasceu nos festivais, propondo aulas de artes para jovens dos arredores da Fazenda Serrinha. A ação foi iniciada no bairro da Água Comprida, se expandindo depois para Morro Grande. A partir de 2013, o projeto ultrapassou os limites do festival, passando a acontecer durante o ano todo e em outros bairros, numa parceria com a Oscip Edith Cultura.



De 8 a 28 de julho
Curadoria: Fábio Delduque
Oficinas, palestras, residências artísticas, shows e exibição de filmes brasileiros
Patrocínio: Sabesp
Informações e inscrições: (11) 2473 5051 / 9 7368 7997
Endereço: Estrada para Piracaia, Km 71,5 (acesso pelo quilômetro 19 da Rodovia Fernão Dias para Piracaia), Bragança Paulista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos um comentario,aceitamos sugestões!