21 de novembro de 2013

Séries Instrumentais traz residência artística para músicos

Prosposta da Fazenda Serrinha é criar oportunidade para a troca de experiências 
  

Por Mário Pedregoso  


A residência artística musical que acontecerá entre os dias 5 e 8 de dezembro na Fazenda Serrinha, em Bragança Paulista, é uma experiência que replica a bem-sucedida residência teatral realizada recentemente no “1º Encontro Entre Serras e Águas na Serrinha”. O conceito de residência artística vem se difundindo desde a década de 1980 na Europa, nos EUA e no Japão, como uma nova forma de estabelecer apoio e incentivo ao desenvolvimento das artes em geral. As experiências no Brasil ainda que não tenham o mesmo vigor que nesses países, vêm, recentemente, se ampliando cada vez mais. Ainda são poucas aquelas que se consolidaram como referências importantes, como são as das residências organizadas pelo grupo Capacete Entretenimento, no Rio de Janeiro, e pelo Instituto Sacatar, em Itaparica-BA. Entretanto, vários centros emergentes estão em fase de criação e implantação de residências artísticas. 


1º Encontro Entre Serras e Águas na Serrinha

 A principal característica é romper com a rigidez do espaço institucionalizado da transmissão do conhecimento artístico. A ideia é promover troca de experiências artísticas para além do recinto das quatro paredes das salas de aula. É fazer o saber artístico insuflar-se do inusitado e deixá-lo transbordar para fora dos limites acadêmicos. Em suma, é alimentar a criatividade através da convivência entre artistas que se dispõem a trocar suas experiências sejam musicais ou extra-musicais. Mas como promover tal experiência? 

A Fazenda Serrinha terá o privilégio de contar com a participação do músico Marcos Suzano durante os dias em que será realizada a residência. Suzano é um dos principais percussionistas de sua geração e destaca-se por levar seu pandeiro a explorar campos sonoros nada comuns a este instrumento. Ao longo de sua carreira, já tocou com Hermeto Pascoal, Paulo Moura, Água de Moringa, Carlos Malta, Zé Keti, Gilberto Gil, Lenine, Naná Vasconcelos, Caito Marcondes, entre outros. Tem vasta experiência em ministrar oficinas no Brasil, nos Estados Unidos, no Japão e na Europa. Além de Suzano e dos participantes inscritos, a residência também terá a participação dos músicos que se apresentarão no festival “Séries Instrumentais”: Tigre Dente de Sabre, Cheesehead e Rafael Schimidt e Meno Del Picchia e Bocato.


Marcos Suzano


O objetivo consiste em juntar músicos em várias fases de sua carreira e de diferentes lugares na Fazenda Serrinha durante alguns dias para estabelecerem diálogos destinados à criação e produção musical de maneira que ideias e perspectivas distintas se choquem e estimulem a inovação na música de cada participante. Temporariamente, a Fazenda Serrinha se transformará num espaço-tempo de intercâmbio por meio de proposições musicais em que a interação entre os residentes visa trazer à tona o significado e o valor das relações entre a arte e a vida. Onde a participação, a troca e a vida coletiva se juntam no fazer musical e amplificam a formação do músico

Para se inscrever para a Residência Artística Instrumental é necessário ter mais de 16 anos e conhecimento musical. As inscrições podem ser feitas aqui. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos um comentario,aceitamos sugestões!