Será a segunda vez que a Drgão Imperial se aprensentará no cineclube, em parceria com o Espaço Edith Cultura. A primeira foi em no Festival de Inverno do ano passado, durante a aexibição de "Geraldo Filme", um mergulho no universo do samba e da cultura negra paulista, através da obra do compositor Geraldo Filme.
Ala de Copmsitores da Dragçao Imperial no Cineclube, em 2010 |
Com direção de Carolina Jabor e Lula Buarque de Hollanda, O Mistério do Samba é um documentário que retrata a história e o cotidiano dos integrantes da Velha Guarda da Portela – tradicional grupo de veteranos sambistas da escola de samba que detém o maior número de títulos no carnaval do Rio de Janeiro – e como este cotidiano torna-se inspiração para músicas que estão entre as mais belas do cancioneiro popular do país.
O filme acompanha Marisa Monte, uma das mais importantes cantoras e compositoras da MPB contemporânea, realizando um trabalho de resgate de composições que estavam quase esquecidas – afinal, esses sambistas não têm o hábito de registrar todas as letras e melodias criadas em rodas de sambas e, assim, muitas delas existiam apenas na memória de alguns.
O Mistério do Samba conta com as participações especiais de Paulinho da Viola e Zeca Pagodinho, dois outros grandes nomes da música brasileira, admiradores e freqüentadores da Portela, e ainda discípulos dos bambas da Velha Guarda
Serviço:
“Não É Possível! Cinema e Som” no Festival de Inverno
(Projeto do Espaço Edith Cultura)
Dias 04, 11, 18 e 25/07, segunda feiras, às 20h. Grátis
Museu Oswaldo Russomano
End. R. Cel João Leme, 520
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe-nos um comentario,aceitamos sugestões!