28 de maio de 2010

Cinebola

Neste ano mais uma vez a comoção nacional é chamada a campo. E para os desavisados, é obvio que o futebol também foi tema de filmes. E eis o que o Cineclube de Bragança foi atrás para exibir aos espectadores bragantinos algumas cenas e imagens sobre o futebol, um “Cinebola”.
Escolhemos três longas e dois curtas para compor quatro sessões ao longo do mês de junho. Pode anunciar aos seus amigos, em sua rádio, pela internet... São filmes que você só encontra no Cineclube de Bragança. Mesmo a exibição do clássico “Pelé Eterno”, que abre as sessões, será diferenciada, uma vez que haverá a apresentação de um DJ, que inserirá uma trilha sonora de músicas brasileiras sobre futebol durante a exibição dos gols eternos de Pelé. Então, por mais que você tenha visto o filme, tenho certeza que assistir na tela grande com um DJ incluindo músicas ao vivo durante a projeção, será algo inédito.
Se “Pelé Eterno” exalta o jogador na sua genialidade e talento único, que fez dele o Rei do Futebol no epíteto dado por Nelson Rodrigues, no filme “Maradona”, de Emir Kusturica, acompanhamos a trajetória extra campo do craque argentino. Tudo começa pela dimensão histórica do garoto de bairros pobres que “vinga” os argentinos mortos nas Malvinas com um gol de mão – a mão de Deus – e outro em que dribla meio escrete bretão. Maradona é um homem que tem uma vida fora do campo tão intensa quando dentro dele. Kusturica é seu fã e dedica a ele um documentário que nos mostra sua vida, suas palavras e sua força carismática no povo, sem fazer um documentário tradicional, quadrado, com pessoas sentadas falando.
Temos ainda um exemplo do Cinema Novo brasileiro na busca de ressaltar o aspecto social e a relação do futebol com a cultura brasileira, descrevendo a vida daquele que também foi uma dos nossos maiores craques e emblemas do futebol arte: “Garrincha, Alegria do Povo”, de Joaquim Pedro de Andrade, rodado nos anos 60, evidencia o quanto o futebol é algo do povo para o povo, mostra como o esporte popular mais conhecido do mundo, encontra no Brasil uma relação íntima entre festa, arte e cultura.
Haverá ainda uma sessão só de curtas metragens – “Curta Futebol” - com a exibição dos filmes “Barbosa”, de Jorge Furtado e “Perigo Negro”, e Rogério Sganzela e “Cartão Vermelho”, de Laís Bodanki.

Por André La Salvia

Serviço:
“Cinebola”
Local: Cineclube de Bragança
Espaço Edith Cultura / Sociedade Ítalo Brasileira
R. Cel. Leme, 176 – Centro – Bragança Paulista – SP

Domingo – 06 de junho às 20h
“Pelé Eterno”- Com discotecagem ao vivo do DJ Galletta

Dir. Aníbal Massaíni. Brasil, 2004, cor. 121 min.Pelé Eterno segue a vida do jogador de futebol mais famoso do mundo: O Brasileiro Pelé. Começando pela sua pobre e difícil infância, até os seus melhores momentos em campo e mostrando outros nunca vistos. E ainda indicam detalhes sobre sua vida profissional e amorosa, além, é claro, de muitos gols e imagens de suas memoráveis jogadas em campo.

Domingo – 13 de junho às 20h
“Maradona”

Dir. Emir Kusturica. Espanha/ França, 2008, cor. 90 min.Figura polêmica, pelo talento no campo ou pela língua afiada, pelo vício em cocaína ou pela proximidade dos regimes de esquerda. O argentino Diego Armando Maradona, considerado um dos mais importantes jogadores de futebol de todos os tempos, ganha um retrato íntimo filmado pelo premiado diretor iugoslavo Emir Kusturica, grande fã de futebol e do craque.

Segunda – 21 de junho às 20h
“Garrincha, alegria do povo”

Dir. Joaquim Pedro de Andrade. Brasil, 1962, p/b, 60min.Consta que este foi o primeiro documentário realizado sobre um esportista no Brasil e, ao contrário do que é comum, foi concluído quando o seu personagem estava em pleno auge. Garrincha morreu pobre, esquecido e viciado em álcool em 1983, mas o que se registra aqui são seus anos de apoteose.
(Devido ao jogo do Brasil no dia 20 de junho, a sessão foi adiada para dia 21, segunda)

Domingo – 27 de Junho às 20h – Curta Futebol
“Barbosa”
Dir. Jorge Furtado e Ana Luíza Azevedo, 1988, cor, 12 min.
Rapaz volta a 16 de julho de 1950 para tentar evitar a falha do goleiro Barbosa, que tirou a Copa do Mundo de Futebol do Brasil em plena inauguração do estádio do Maracanã.

“Perigo Negro”
Dir. Rogério Sganzela. Brasil, 1992, col. 28min.
Ascensão e queda de um jogador de futebol vistas por um torcedor fanático e sua mulher volúvel, deslumbrada pelo cartola Moscosão, que liquida com a carreira do craque. Baseado no roteiro
publicado na “Revista do Brasil” em 1938, extraído do romance “Marco Zero” de Oswald de
Andrade.

“Cartão Vermelho”
Dir. Lais Bodanzki. Brasil, 1994, col. 14min.
Cartão Vermelho, este premiado curta-metragem revela o mundo de Fernanda, uma adolescente
que joga futebol com os meninos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos um comentario,aceitamos sugestões!