18 de agosto de 2010

O(s) Morno(s)

Por: Thiago Capodeferro

Tem uma música do Nevilton, chamada O Morno, que diz o seguinte. “Pois sempre foi mais fácil esperar / E ver as flores no jardim dos outros /Esperar para ver no que vai dar / E se for legal, por que não fazer igual?”. A letra fala sobre um sujeito que quer fazer e ver várias coisas, mas tem preguiça e medo de fazer com que elas aconteçam. É mais ou menos o que acontece por aqui quando se trata de algo novo ou diferente.

Ás vezes cansa andar por ai e escutar que no interior não tem nada pra fazer, que são sempre os mesmos lugares. Cansa ver gente gritando independência, dizendo que quer morar na capital por que está entediado no interior.

Cansa. Por que ás vezes a oportunidade está na sua frente e você não vê; por falta de interesse ou de atenção, não importa, você simplesmente não vê. Por que apesar de reclamar, a maioria se acomoda e prefere continuar fazendo as mesmas coisas de sempre. Ir no barzinho, escutar o cara com banquinho e violão tocar Creedance, Capital Incial e Luan Santana fim de semana após fim de semana.

Uma banda bacana vem de longe pra tocar na sua cidade, com uma proposta diferente, som próprio, disposição; o cara que se diz entediado da cidade vai? Não. E por que não? Por que a maioria prefere ir no barzinho ver o cara com banquinho e violão que toca Creedance, Capital Inicial e Luan Santana. Reclama, mas não vê, ou ignora, a chance de conhecer algo novo, fazer um programa diferente.

Nevilton em seu 1º show em Bragança, em abril - Foto: Francine Romagnoli

No último sábado, o Taberna Dharma recebeu as bandas Nevilton e Fast Food Brazil. Duas bandas que com certeza mereciam mais público. O Nevilton tocou pela segunda vez por aqui neste ano. Banda de Umuarama-PR, os caras passaram pelo nordeste e por Los Angeles recentemente e estão com o clip de O Morno tocando na MTV. Chapolla, Lobão e Nevilton formam um power trio entrosado, com um som tão pesado quanto melódico, gostoso de cantar junto. Nevilton continua disparando riffs hipnotizantes com sua guitarra com a mesma velocidade que impressionou a todos no primeiro show dos caras por aqui, em abril. Destaque para as ótimas Pressuposto, Vitorioso Adormecido e a já clássica Paz e Amores, que tem o refrão mais legal que já vi numa música.

Já passava da uma da manhã quando a Fast Food Brazil, de Sorocaba-SP, subiu ao palco. A sonoridade deles passa pelo pop, MPB e até uma pitada de indie rock. Os caras estão se preparando para lançar seu novo EP, Retalho, e já passaram por vários festivais consagrados. Com certeza mereciam mais atenção do público bragantino, assim como o Nevilton.

Fast Food Brazil se apresenta no Araraquara Rock - Foto: Milton Purple

Enfim, claro que nem todos gostam desse tipo de música e ambiente. Gosto é algo que não se discute. Mas, se você gosta, de nada adianta baixar todos os mp3 do mundo no seu computador e saber cantar todas as músicas se você não prestigia shows, não prestigia a cena rock/cultural da sua cidade. Depois fica muito fácil reclamar que não tem nada de bom onde você mora.

3 comentários:

  1. Ficou muito bom o texto cara, em especial a parte do cara tocando Creedence no violão sentado num banquinho. Bragança está mesmo muito boa nesse sentido da cena cultural, e sim, a galera tinha que prestigiar mais essas bandas, que são muito fodas.

    ResponderExcluir
  2. as pessoas reclamam, mas são um monte de acomodados. é o medo da mudança que faz as pessoas fazerem as mesmas coisas sempre.
    para mim oq vale é uma boa música, boas companhias e um goró. isso eu encontro facilmente no fora do eixo e outros eventos organizados por essa galera.
    puts, o cara com violãozinho enche o saco mesmo. hahahahaha

    ResponderExcluir
  3. Excelente fazer a conexão da música (minha favorita do Nevilton) com a cena musical na região Bragantina.
    Porém, ainda assim, aposto na ideia de que as coisas estão mudando aos poucos... Não podemos desanimar!

    ps.: as fotos de Francine arrasam!

    ResponderExcluir

Deixe-nos um comentario,aceitamos sugestões!