22 de abril de 2011

Prioridades

Os jornais bragantinos já anunciaram mais de um vez que o antigo Teatro Carlos Gomes, colégio São Luiz e João Carrozo passaria por reforma que o transformaria em um importante centro de cultura para Bragança. Na inexplicável demora em sair o edital e se iniciarem as obras começam a crescer as suspeitas de que permanecerá alvo de invasões, incêndios criminosos entre outras atrocidades.

Para aqueles que não conhecem a história do prédio, assistam ao vídeo O BELO PARADO no youtube. O projeto de transformá-lo em centro cultural é importante para o próprio prédio que seria revitalizado e também para a população que não possui um espaço cultural desse porte, uma vez que nosso museu já está pequeno para seu acervo, a biblioteca fica apertada na câmara municipal e não possuímos nenhum espaço público para apresentações artísticas (a Casa de Cultura pertence a uma associação cultural, a Sociedade Sinfônica).

Mas, pelos boatos que soltaram nos últimos dias, tem gente que considera outras prioridades. Por exemplo, asfalto. Basta andar pela cidade e perceber que ela precisa de asfalto, da mesma forma que ela precisa de um centro cultural. O que faz do asfalto prioridade para alguns é a sua capacidade eleitoreira. Com a verba do DADE do governo estadual, que deve ser investida em cultura e turismo, já reservada para a obra, tem gente que quer colocar a mão nesse dinheiro para fazer um asfaltinho eleitoreiro mirando 2012.

Minha gente, eu sei que vocês querem é saber de voto, mas pensem um pouco: se for asfalto ou se for a reforma do Carrozo a sua prioridade, ambas vão trazer dividendos eleitorais, afinal, a placa e nome de vocês vão sair nos jornais. Nós sabemos que a prioridade de vocês é o voto, não é nem o asfalto nem a reforma do Carrozo. Então priorizem a cultura, senão vamos continuar a ter uma população sem espaços públicos artísticos e culturais adequados.




André Luis La Salvia, professor de filosofia e videomaker, autor do video O Belo Parado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos um comentario,aceitamos sugestões!