14 de abril de 2011

Sobre o Belo Parado

Em 2006 iniciamos nosso trabalho. Eu tive a ideia de realizar um documentários sobre aquele belo prédio que persistia, enquanto elefante branco. Chamei um amigo, Juca, e começamos a pensar o vídeo. Enviamos a comissão de incentivo a cultura, levamos três editais para conseguir aprovação, mas conseguimos em 2008, fizemos o vídeo, já prestamos as contas, doamos 50 cópias para a Secretaria de Cultura, ele está no youtube, basta procurar por “ O Belo Parado”.

Lembro-me vivamente do dia que entrei no Museu Osvaldo Russomano e solicitei informações sobre o prédio e recebi uma pastinha rosa de elásticos pretos com um documento dentro: era um xerox de um documento do ano 1926, quando houve uma disputa judicial sobre os valores a serem recebidos quando o prédio foi comprado pela então Câmara Municipal.

Hoje, se um cidadão bragantino for ao museu, pode ser que ele ainda encontre esse mesmo documento. O que com certeza não encontrará é o nosso documentário. Apesar de doar a Prefeitura 50 cópias para que fossem disponibilizadas em espaços públicos de referência (como a própria Câmara Municipal, os museus, o NAPA, a prefeitura, entre outros) os dvds permanecem em algum armário cinza claro de metal da secretaria. Sabem por que digníssimos leitores? Porque durante a edição final do filme, aquele prédio que se encontra abandonado, foi vítima de um incêndio criminoso. Foram dois erros cometidos: deixarem o prédio a mercê da sorte de ser queimado e de botarem fogo nele. Mas quem até agora pagou o pato foi nosso vídeo já que relatou esse ocorrido e se tornou desagradável e impertinente.

Os senhores e senhoras leitoras que podem entrar no youtube e assistir ao vídeo, saibam que democracia significa ter o direito de dar a nossa própria opinião sobre as coisas sem ferir os direitos humanos e os direitos constituídos na nossa sociedade. Basta vocês verem e opinarem se gostam dele ou não. E ao verem, percebam que tomamos o cuidado de contar a história do prédio, desde que foi fundado até os dias de hoje, sendo que o incêndio foi uma das coisas que o acometeu – inclusive o título se refere a um momento de sua primeira decadência, em 1925, quando ganhou tal apelido.

Uma coisa fizemos questão de não colocar no vídeo: depoimentos de qualquer pessoa envolvida em política na nossa cidade, não colocamos nem ex-prefeitos, ex-secretários nem atuais. Não queríamos que usassem o vídeo para se auto-promoverem. Fizemos bem, pelo que escuto nas ruas da cidade. Mas se tivéssemos colocado lá que a atual administração faria uma super-reforma no prédio, não teríamos que nos constranger de ver a verba da reforma ser usada para asfalto eleitoreiro em ruas mal cuidadas.


Andre Luis La Salvia, professor de filosofia e videomaker, autor do video O Belo Parado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos um comentario,aceitamos sugestões!