3 de julho de 2011

"O Mistério do Samba" + Dragão Imperial

A primeira sessão do "Não É Possível - Cinema e Som" no Festival de Inverno acontece amanhã, dia 04/07 às 20h, no Museu Oswaldo Russomano, com a excibição do fime "O Mistério do Samba" e a participação da ala de compositores da escola de samba Dragão Imperial.

Será a segunda vez que a Drgão Imperial se aprensentará no cineclube, em parceria com o Espaço Edith Cultura. A primeira foi em no Festival de Inverno do ano passado, durante a aexibição de "Geraldo Filme", um mergulho no universo do samba e da cultura negra paulista, através da obra do compositor Geraldo Filme.

Ala de Copmsitores da Dragçao Imperial no Cineclube, em 2010

Com direção de Carolina Jabor e Lula Buarque de Hollanda, O Mistério do Samba é um documentário que retrata a história e o cotidiano dos integrantes da Velha Guarda da Portela – tradicional grupo de veteranos sambistas da escola de samba que detém o maior número de títulos no carnaval do Rio de Janeiro – e como este cotidiano torna-se inspiração para músicas que estão entre as mais belas do cancioneiro popular do país.




O filme acompanha Marisa Monte, uma das mais importantes cantoras e compositoras da MPB contemporânea, realizando um trabalho de resgate de composições que estavam quase esquecidas – afinal, esses sambistas não têm o hábito de registrar todas as letras e melodias criadas em rodas de sambas e, assim, muitas delas existiam apenas na memória de alguns.




 
O Mistério do Samba conta com as participações especiais de Paulinho da Viola e Zeca Pagodinho, dois outros grandes nomes da música brasileira, admiradores e freqüentadores da Portela, e ainda discípulos dos bambas da Velha Guarda


Serviço:


“Não É Possível! Cinema e Som” no Festival de Inverno
(Projeto do Espaço Edith Cultura)

Dias 04, 11, 18 e 25/07, segunda feiras, às 20h. Grátis
Museu Oswaldo Russomano
End. R. Cel João Leme, 520

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos um comentario,aceitamos sugestões!