18 de julho de 2012

Debate gratuito sobre “Arte nas Ruas” e show de André Abujamra esquentam o segundo final de semana do XI Festival de Arte Serrinha


O segundo final de semana do XI Festival de Arte Serrinha começa com mais um debate gratuito da série “Encontros e Conversas Circulares”, na sexta, dia 20, às 19h. Desta vez o tema será “Arte nas Ruas”, com participação de Eduardo Srur, Gustavo Godoy, do Coletivo BijaRi, Choque Cultural e Jaime Prades.

A produção de Eduardo Srur caracteriza-se por exposições temporárias no espaço público que alteram a paisagem da cidade e questionam o sistema social de forma crítica e bem-humorada. São dele as obras “Pets”, garrafas gigantes que permaneceram no Lago do Taboão em julho de 2011 e o barquinho “Nau” que se encontra em exposição permanente no lago do Fazenda Serrinha.




Gustavo Godoy explora as possibilidades de interpolação entre desenho, objetos, fotografia e vídeo em diferentes mídias/suportes, partindo de observações críticas do mundo e de vivências diretas com a cidades de São Paulo e suas problemáticas.



O grupo BijaRi grupo desenvolve projetos em diversos suportes e tecnologias e atua entre os meios analógicos e digitais propondo experimentações artísticas, sobretudo de caráter crítico. Intervenções urbanas, performances, instalações, vídeo-arte e design tornam-se meios para ativar pessoas, gerando impacto que gera um questionamento da realidade. É do BIjaRi o painel “Mula Sem Cabeça” e de Gustabo Godoy a instalação “(i)mobiliário”, que fazem  parte do “Parque de Instalações” da Fazenda Serrinha.



Além de galeria, a Choque Cultural envolve também educação e compromisso sociocultural. Tem como principal missão aproximar o público jovem das artes plásticas, incentivando o colecionismo, produzindo conhecimento e promovendo intercâmbios. A Choque Cultural também participa, este ano, do Projeto Social “Arte e Educação”, que faz parte da programação do XI Festival de Arte Serrinha e atende crianças e adolescentes dos bairros Água Comprida e Morro Grande.



Jaime Prades foi um dos primeiros artistas brasileiros a trilhar um novo paradigma nas artes visuais. Junto com outros artistas da geração de 80 criou uma nova arte de rua com intervenções urbanas espaciais e gráficas independentes e, portanto, desafiadoras ao sistema estabelecido, não se encaixam nos padrões profissionais acadêmicos convencionais. Ao longo dos seus quase 30 anos dedicados à arte existe uma contaminação e diálogo permanente entre as ruas e o ateliê. Realiza inúmeras ações urbanas com grafites e instalações.




No sábado, dia 21, às 23h, é a vez do cantor, ator, compositor e multi-instrumentista André Abujamra se apresentar no Galpão Busca Vida. Conhecido pelos grupos Karnak e Mulheres Negras, Abujamra faz uma mistura de música brasileira com ritmos africanos e latinos, reggae e rock. Também atua como produtor de cinema e compositor de inúmeras trilhas sonoras de filmes brasileiros, como "Carandiru" e "Carlota Joaquina". Em carreira-solo, já lançou diversos discos, entre eles “O Infinito do Pé”, “Música e Ciência” e “Retransformafrikando”.



Serviço

“Encontros e Conversas Circulares”
Sexta, 20 de julho, às 19h - Grátis
“Arte nas Ruas” – com Eduardo Srur, Gustavo Godoy (BijaRi), Choque Cultural e Jaime Prades.

André Abujamra no Galpão Busca Vida
Sábado, às 23h – R$ 20 e R$10 (estudantes)
Acima de 18 anos
Estrada da Serrinha, km 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos um comentario,aceitamos sugestões!