15 de agosto de 2012

Jogos Colaborativos promovem protagonismo entre jovens universitários


Ação acontece em Bragança entre os dias 20/08 a 05/09. Inscrições vão até domingo, 19/08.



O Projeto “Jogos Colaborativos 2012” tem como objetivo promover o protagonismo de jovens das principais universidades da Região Bragantina (SP) na busca por soluções empreendedoras para o desenvolvimento local e sustentável.

O Projeto parte da premissa que a própria comunidade possui atores com capacidade de transformar sua realidade e, a partir disto, busca fomentar a ação dos jovens em prol da melhoria de questões sociais da sua comunidade.



Desenvolvido em duas etapas, o programa “Jogos Colaborativos 2012” tem como objetivos principais estimular iniciativas desenvolvidas “por cidadãos e para cidadãos”; engajar empreendedores de negócios sociais sensibilizados pela temática e com capacidade para desenvolvimento e implementação de projetos com resultados mensuráveis; promover o protagonismo de jovens universitários da região numa competição entre soluções empreendedoras para o desenvolvimento local e sustentável e estimular o universitário quanto a  pró-atividade, trabalho em grupo, entendimento local e capacidade de transformação.

Os jovens universitários da região podem se inscrever gratuitamente através do site: http://jogoscolaborativos.tumblr.com/



A primeira etapa do programa consiste na “VI Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul”. Composta por filmes cujos temas instigam a vocação pela transformação, a Mostra será exibida nos dias 20, 21 e 22 de agosto, às 19h, no NAPA – Núcleo de Apoio ao Professor e ao Aluno. Além da exibição dos filmes haverá, ainda, debate com convidados. A Mostra tem entrada franca e é aberta a toda a população bragantina.

A segunda etapa do projeto consiste no “Circuito de Vivências”. Os universitários inscritos participarão de um conjunto de quatro módulos compostos por práticas de desenvolvimento de projetos sociais e expedição às comunidades da região, nas quais serão gerados diagnósticos e proposições de soluções. Os participantes terão oficinas, coaching e vivências práticas para identificar, ao final, uma ação empreendedora na região que possa ser impulsionada através do seu protagonismo.



O Circuito de Vivência acontecerá em dias e polos diferentes, de acordo com a instituição que os alunos estejam matriculados. No Instituto Federal os encontros presenciais acontecerão nos dias 27 de agosto e 03 de setembro, para os alunos do próprio campus, da Fesb, da Fatec e da Faat. Entre as duas datas haverá atividades online. O Instituto Federal fica na Avenida Francisco Samuel Lucchesi Filho, 770 – Penha. Os demais universitários da cidade terão os encontros presenciais nos dias 28 de agosto e 05 de setembro, na própria instituição onde estudam.



Os projetos de empreendedorismo apresentados devem contemplar os seguintes quesitos: Empreendedorismo local – A iniciativa impulsiona um empreendedor local? Ao longo do Circuito os participantes deverão identificar um empreendedor local, que possa ter seu negócio desenvolvido; Empreendedorismo social – A iniciativa possui um foco em uma questão social? Geração de empregos, por exemplo?; Desenvolvimento da região – O plano de negócio está aplicado à cidade de atuação do programa, ou da região mapeada? Deve trabalhar uma necessidade real do local, podendo ou não estar relacionada aos casos apresentados no Circuito de Vivências, mas que possa ser fundamentado com dados da demanda.

Ao final das atividades o melhor projeto será premiado.

Em Bragança, os "Jogos Colaborativos” têm patrocínio da TE Connectivity.

Para se inscrever, conferir o regulamento e conhecer mais sobre o programa, acesse:



Serviço:

“VI Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul”
19h às 22h – Auditório do NAPA
Grátis – Aberto ao público

Dia 20/08, segunda
Filmes: Quem se importa e Doce de Coco
Debate sobre cultura popular: congada e bonecos gigantes, com Edson Beleza.

Dia 21/08, terça
Filmes: Vocacional, uma Aventura Humana, Garoto Barba e Plantador de Quiabos.
Debate com Fábio Delduque sobre o Festival de Arte Serrinha

Dia 22/08, quarta-feira
Filmes: Central do Brasil e Terra a Gastar
Debate com Quique Brown sobre circulação de bandas independentes e economia da cultura.

Circuito de Vivências
Modulo 1 – Abertura e Definição de Propósitos:
27 e 28 de agosto
Modulo 2 – Busca de Oportunidades
Modulo 3 – Entrega e Avaliação de Projetos:
01 e 02 de setembro
Modulo 4 – Encerramento e Premiação:
03 e 05 de Setembro.

Regulamento:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos um comentario,aceitamos sugestões!