26 de setembro de 2012

Cineclube Edith Cultura na ASES exibe “A Culpa é do Fidel”, na próxima terça


Aproveitando a efervescência do momento pré eleitoral, o Cineclube Edith Cultura na ASES exibirá na próxima terça feira, às 19h30, o longa  A Culpa é do Fidel (La Faute à Fidel!), primeiro filme de ficção dirigido  por Julie Gavras (filha do cineasta grego Costa-Gavras). A história retrata a vida de Anna de la Mesa (Nina Kervel-Bey), uma menina de 9 anos que é uma perfeita lady. Seu pequeno universo é formado pelo colégio católico habitado por várias outras pequenas damas como ela, pela escola de natação e pela linda casa ajardinada onde mora com os pais, o irmão mais novo e a babá, que fugiu de Cuba após a revolução perpetrada por Fidel. Mas toda essa harmonia é quebrada com a chegada da tia e da prima de Anna, que fugiram da Espanha após o assassinato do tio, um militante contra a ditadura de Franco. O pai vivido por Stefano Accorsi, é um advogado espanhol que vive na França desde jovem. A morte do cunhado e a efervescência política da época (o filme se passa entre 1970 e 1971) levam-no a rever seus princípios.


Ele deixa o emprego, troca a casa por um pequeno apartamento e passa a atuar como intermediário do movimento para eleger Allende presidente do Chile. A mãe, interpretada por Julie Depardieu (filha de Gerard Depardieu), deixa seu posto como jornalista da revista Marie-Claire para escrever um livro-reportagem em prol do direito feminino à contracepção. O novo apartamento vive cheio de pessoas estranhas: os "barbudos" chilenos amigos de seu pai e um monte de mulheres chorosas, que dão depoimentos para o livro que mãe irá escrever. Além disso, a garota passa a dividir um beliche com o irmão François. Dividida entre a realidade conservadora da escola e a complexidade das mudanças que, acima de tudo, afastam os pais de seu dia-a-dia, Anna se rebela.


Os pais se desdobram para lhe mostrar a importância do momento histórico, ao mesmo tempo em que tentam se convencer de estarem no caminho certo. O tempo todo a pequena desafia as convicções dos militantes e, com a convivência, amplia sua visão de mundo. Adaptado livremente do romance Tutta Colpa di Fidel, da jornalista italiana Domitilla Calamai que, assim como a diretora do filme, cresceu num lar comunista.



 A Culpa é do Fidel é um filme bem-humorado, com tiradas inteligentes e engraçadíssimas. Mas o grande feito de Julie é retratar uma trajetória pessoal emocionante sem jamais ser piegas.



Após a sessão acontecerá o habitual bate papo com os espectadores. O Cineclube Edith Cultura acontece de maneira independente, em parceria com a ASES Todas as sessões são gratuitas. As colaborações ficam a critério do público presente. 

Quem comandará o debate será o Professor de Sociologia do EEMABA, Angelo de Campos Lomgobardi, formado pela Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, Campus Araraquara. 



Serviço:
Cineclube Edith Cultura na ASES
“A Culpa é do Fidel”
Terça, 02 de outubro, às 19h30 – Grátis
Rua Cel. Leme, 35. 

Confirme presença: http://ow.ly/e162k 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos um comentario,aceitamos sugestões!