17 de outubro de 2012

Dia Internacional da Animação - Maior evento simultâneo de cinema no Brasil


Com entrada gratuita, a mostra de curtas nacionais e internacionais acontece em mais de 200 cidades do Brasil e em 30 países, como Portugal, França, Estados Unidos, Bulgária, Grécia e Coréia do Sul


Em sua 9ª edição, o Dia Internacional da Animação é celebrado no Brasil com uma sessão, simultânea e gratuita, de curtas-metragens de desenho animado nacionais e internacionais. No dia 28 de outubro, às 19h30, haverá exibições em mais de 200 cidades do país, a realização do evento é da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA). Este é o maior evento simultâneo do gênero no país, que tem como principal objetivo difundir o cinema de animação, atraindo novos públicos e proporcionando aos espectadores o acesso a essa arte cinematográfica, institucionalizando esta data, como referência histórica da animação mundial no calendário de eventos culturais do Brasil.

O evento também acontece em 30 países, como Bulgária, França, Estados Unidos, Portugal, Grécia, Polônia, Coréia do Sul, Austrália e Egito na forma de intercâmbio das mostras.

Mentiras são contadas em julho - Dir. Rogério Vilela (São Paulo) / Mostra Nacional

Em 2012 foram inscritos 80 curtas-metragens de animação de vários estados brasileiros. Destes, foram selecionados 12 para o programa oficial brasileiro. O DIA faz um panorama da animação brasileira. Além das exibições da mostra oficial acontecerão várias atividades nas cidades participantes nos dias que antecedem o evento como mostras infantis, internacionais, mostras regionais, sessões especiais para pessoas com deficiência auditiva, visual e também oficinas, debates, palestras e exposições. A Mostra Nacional de filmes brasileiros será enviada aos 30 países como parte do intercâmbio de filmes para as comemorações do International Animation Day.

A Mostra Nacional 2012 contará com a exibição dos filmes “O Grande Evento”, de Thomate; “Cabeça de Papelão”, de Quiá Rodrigues e “Linear” de Amir Admoni entre outros. Na Mostra internacional participarão filmes de Portugal, Rússia, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Austrália e Coréia do Sul. Este ano pela primeira a Mostra Nacional terá audiodescrição, possibilitando o acesso a pessoas com deficiência visual, síndrome de down e autismo e Legendagem em closed caption para pessoas com deficiência auditiva.

Warm winter – Dir. Xin Li (Austrália) / Mostra Internacional 

O objetivo do projeto é de proporcionar às diversas cidades brasileiras a exibição de filmes de animação, com entrada franca, criando debates e discussões despertando o interesse do público em fazer cinema de animação, revelar talentos e integrar as pessoas. O evento gera a integração cultural em todas as regiões do país, mobilizando diversas comunidades e facilitando a inclusão e o acesso da população à cultura.

O evento busca ainda alavancar a divulgação dos filmes nacionais para o mercado estrangeiro, através do intercâmbio com outros países. A programação local de cada cidade pode ser conferida no site www.diadanimacao.com.br .  

A ABCA promove o Dia Internacional da Animação desde 2004 e a cada edição, o evento alcança mais cidades e espectadores. O Brasil é o país que faz o maior evento de celebração da animação no mundo. A produção local do evento só acontece devido ao esforço de muitos voluntários entusiastas da arte da animação espalhados por todo o território nacional.

Pombinha Branca - Dir. Fernando Augusto Dias (São Paulo) / Mostra Infantil 

Pelo quinto ano consecutivo, Bragança Paulista participa da festa, através do Edith Cultura. Este ano a exibição acontecerá na sede ASES que, assim, se torna mais uma parceira do evento na cidade. 

Em Bragança Paulista o Dia Internacional da Animação começa, às 18h com a exibição da Mostra Infantil. Em seguida, às 19h30, a programação local acompanha a programação nacional, com a exibição da Mostra Oficial, formada pelas Mostras Nacional e Internacional.



Confira a programação do Dia Internacional da Animação em Bragança Paulista:

DIA - Dia Internacional da Animação
28 de outubro de 2012
18h - Mostra Infantil
19h30 - Mostra Oficial
Grátis

Classificação Etária
Mostra Infantil: Livre
Mostra Nacional: 14 anos
Mostra Internacional: 16 anos.

Local: ASES
Rua Cel. Leme, 35 - Bragança Paulista
Sujeito à lotação. 

Confirme presença em: http://ow.ly/ermr1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos um comentario,aceitamos sugestões!