4 de outubro de 2012

O cinema e o Rock'n'Roll


Por Ivan Gomes

Como disse em um artigo que escrevi para este espaço, o rock'n'roll é um estilo que transcende o universo musical. Além da literatura, o rock e o cinema também "andam" juntos há muito tempo. Devido a isto, irei abordar alguns filmes que tratam diretamente ou tenham alguma influência deste estilo musical, que na verdade, se tornou um estilo de vida para muitas pessoas. Os filmes foram selecionados por mim, através de comportamentos de alguns personagens ou de músicas em suas trilhas sonoras.


O cinema abriu seus "olhos" para o rock'n'roll logo que ele começou a dar seus primeiros passos. Um dos primeiros filmes em que o rock estava na trilha sonora foi em "O Selvagem", película estrelada por Marlon Brando, o eterno "Don Corleone", de "O Poderoso Chefão". O rock também esteve em "Juventude Transviada", filme clássico de James Dean, e "Sementes da Violência", estrelado por Glenn Ford. Estes três filmes são importantíssimos para entender parte do comportamento dos jovens dos anos 50 do século passado. Além do comportamento, “Sementes da Violência” teve "Rock Around the Clock" em sua trilha, do Bill Halley and His Comets, "enlouquecendo" jovens ao redor do mundo e com muitas salas de cinema destruídas devido ao ritmo contagiante da música de Halley.


Além destes citados, muitos outros filmes foram lançados ainda no final dos anos 50 e início dos anos 60. Nesta época o, considerado por muitos, rei do rock, Elvis Presley, graças ao seu enorme sucesso musical, passou a estrelar vários longas. Com isso o cinema e o rock passaram a ter uma aproximação cada vez maior e os ingleses do "The Beatles" lançaram filmes próprios, como "Os reis do iê-iê-iê" e "Submarino Amarelo", sem contar o disco de outra banda inglesa, "The Who" que foi parar nas telonas, tendo como um dos atores principais, Elton John. O filme foi inspirado na ópera-rock lançada pela banda e intitulada "Tommy".



Mas nem só de filmes de ficção vive o cinema. Com o crescimento da cena rock mundo afora, documentários de bandas passaram a ser produzidos em massa, inclusive de festivais. Quem não assistiu as mais de três horas de "Woodstock", ou mesmo apresentações de bandas em outros importantes festivais?



Nos anos 80 foi a vez a trilogia "De volta para o futuro", onde Marty McFly, interpretado por Michael J. Fox, é um adolescente fanático por Van Halen e volta no tempo e acaba influenciando Chuck Berry em seu modo de tocar guitarra.


Mas é nos anos 90 que os filmes mais populares sobre rock surgem com força total. No início desta década, Mike Myers, ao lado de Dana Carvey, estrela "Quanto mais idiota melhor", uma comédia sobre dois jovens que apresentam um programa de TV através de um canal a cabo, onde abordam assuntos nonsense e falam muito sobre rock. Em cada um dos filmes, os caras aparecem em grandes shows. No primeiro, a participação fica por conta de Alice Cooper e no segundo Aerosmith. Também no início da década de 90 foi lançado "Os cabeças de vento", estrelado por Adam Sandler, Brendan Fraser e Steve Buscemi. Neste filme, o trio toca na banda "Lone Rangers" e não consegue fazer shows e tocar em rádios. Revoltados, decidem sequestrar uma rádio local. Trilha sonora excelente, com participação de Lemmy Kilmister, do Motorhead, e muitas palhaçadas.


 Cinema e música são tão ligados um ao outro, que a filha de um grande rockstar, Steven Tyler, Liv Tyler, participou de dois filmes em homenagem à música. Um deles é um tanto quanto obscuro, chamado "Empire Records, uma loja muita louca", onde a história se passa em uma loja de discos e o segundo é escrito, estrelado e dirigido por Tom Hanks, "The Wonders", que relata a estória de uma banda de rock dos anos 60 que estoura com um hit e cai no marasmo na sequência.


Jornalista e amante do rock, Cameron Crowe, não pode ser esquecido com dois grandes filmes. O primeiro, "Singles - Vida de Solteiro", narra a vida de jovens que viviam em Seatle em 1992, os encontros e desencontros amorosos na época em que a cidade se tornou a capital do rock. O filme tem participações especiais de Alice in Chains, Soudgarden e de Eddie Vedder, Jeff Ament e Stone Gossard, integrantes do Pearl Jam. Crowe, também escreveu um dos filmes mais legais sobre rock, praticamente sua autobiografia: "Quase Famosos".  Baseado em sua adolescência e o início de sua carreira de jornalista musical, o filme, além de ser muito bom, tem uma das trilhas sonoras mais legais de todos os tempos.


Um ator que leva o rock a sério mesmo é Jack Black. Ele já interpretou um vendedor de uma loja de discos em "Alta Fidelidade" e dedicou dois filmes falando sobre rock. O primeiro foi "Escola de Rock", onde interpreta um falso professor e monta uma banda com seus alunos de 10 anos. No segundo, "Tenacius D, uma dupla infernal", ele e seu companheiro de banda, Kyle Gass, saem em busca da palheta do destino. Já citamos aqui também Adam Sandler, que em boa parte de seus filmes, sempre encaixa uma homenagem ao rock, veja os filmes "Little Nick, um diabo diferente", "O Paizão" e "Reine sobre Mim".


Entre tantos filmes que merecem ser apreciados, vale a pena conferir "Ainda Muito Loucos", filme que fala sobre uma banda dos anos 70 que volta à ativa 20 anos depois e sai em turnê pela Europa. Outro que vale a pena ser visto é "O Roqueiro", que relata a vida de um ex-baterista de uma grande banda que foi demitido e precisa recomeçar sua vida. Há também "Nick e Norah", um filme que relata a noite de um casal de jovens em Nova York, que faz de tudo para assistir um show de sua banda favorita. Existem ainda filmes que tocam rock o tempo todo, mas não há participação de bandas, casos como o lançamento "500 Dias com Ela" e "Alta Fidelidade".        


 Um filme de rock muito procurado pela galera nas locadoras é "Rock Star" que é baseado na carreira da banda Judas Priest. Outro filme que conta sobre a carreira de um músico é "Não Estou Lá", onde vários atores interpretam as várias facetas de Bob Dylan. E não poderia deixar de relatar o filme "Detroit Rock City", onde três fãs da banda Kiss, fazem as maiores loucuras para assistir um show da banda nos anos 70. Para encerrar, não perca “The Runaways, as garotas do rock”. O filme mostra a história sobre um dos primeiros grupos de rock, ou punk, formado somente por mulheres.


Bom, isso é apenas uma pequena, mas muito pequena parte do rock no cinema. Há muitos e muitos filmes para serem citados. E ainda nem relatei sobre "Dois Loucos na Noite", "Bill e Ted" e "Beavis and Butt-Head", entre outros. Há também, documentários e shows de grandes bandas. E as bandas independentes também estão lançando documentários sobre suas turnês, mas isso é outra história.

Ivan Gomes, 34 anos, é editor do fanzine/blog Canibal Vegetariano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos um comentario,aceitamos sugestões!