1 de maio de 2013

Memórias Vivas Bragantinas resgata a memória e o patrimônio cultural


Primeira etapa do projeto oferece oficinas em artes visuais e audiovisual gratuitas



A identidade, a memória social, o meio ambiente e patrimônio cultural material e imaterial de uma comunidade são os elementos culturais fundamentais para a compreensão da história local. Nossa identidade se estabelece a partir do jeito como nos apropriamos desse patrimônio, “vivendo-o”, e é por meio dessa identidade que nos localizamos perante o mundo. 


A ideia é despertar na população um novo relacionamento espacial e temporal através de oficinas de desenho e fotografia, curso de produção audiovisual, curso de formação para professores, exposição de arte, intervenções artísticas e produção de documentários. 

Gravação do documentário que faz parte do projeto, com Fátima Guimarães, André La Salvia e Gisa Picosque. Direção de Flávio Botelho

Em sua primeira etapa, o projeto oferecerá para grupos de alunos uma Oficina de Desenho, com o artista plástico Paulo Von Poser e uma Oficina de Fotografia com o fotógrafo Eduardo Barcellos, com o objetivo de gerar aprendizado em artes visuais e exercitar um novo olhar sobre a questão da memória e do patrimônio.  Os trabalhos resultarão na produção de uma exposição que terá visitação gratuita e aberta a toda a população. 

A proposta da oficina de desenho é fazer caminhadas pelas ruas do centro da cidade, procurando e observando o que o olhar quiser desenhar especialmente elementos da memória bragantina. O público alvo dessa oficina são crianças de 8 a 12 anos e a duração da oficina é de 1 mês, sendo 4 encontros de 2 horas cada. O início das aulas está previsto para o dia 08 de maio das 15h às 17h. A participação é gratuita e a oficina acontecerá no Museu do Telefone com inscrições no local de terça a sábado das 10h às 17h ou através do e-mail: memoriasvivasbragantinas@gmail.com



Na oficina de fotografia o objetivo é despertar o olhar dos participantes para aspectos da memória bragantina. Alguns aspectos técnicos serão abordados, tendo como enfoque principal a compreensão da luz como “pincel” da fotografia. O público alvo são jovens, a partir de 13 anos e a duração da oficina é de 1 mês, sendo 4 encontros de 3 horas cada. O início das aulas está previsto para o dia 10 de maio das 14h às 17h. A participação é gratuita e a oficina acontecerá no salão da Igreja de Santa Rita de Cássia. Inscrições no local de terça a sábado das 14h às 17h ou pelo e-mail: memoriasvivasbragantinas@gmail.com


Já em sua segunda etapa, o projeto Memórias Vivas Bragantinas prevê exposição dos trabalhos realizados nas oficinas, painéis de discussão sobre a questão da memória e do patrimônio, oficinas de audiovisual, intervenções urbanas, curso para professores, produção de filmes curtas-metragens e de um documentário média-metragem que será lançado e exibido ao ar livre na cidade. 


O projeto Memórias Vivas Bragantinas é realizado pela Com Tato Agência Cultural e Edith Cultura e conta com o patrocínio da TE Connectivity, apoio da Prefeitura de Bragança Paulista, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Secretaria de Estado da Educação e faz parte do Programa TE Conexões Culturais.


Serviço:
Oficina de Desenho
Local de realização: Museu do Telefone
Horário: 15h ás 17h
Dia da semana: quarta feira
Inicio: 08 de maio de 2013
duração: 04 encontros
Endereço: Praça José Bonifácio, 126, Centro
Inscrições: Museu do Telefone das 10h ás 17h (terça a sábado)

Oficina de Fotografia
Local de realização: igreja Santa Rita de Cássia
Horário: 14h ás 17h
Dia da semana: sexta feira
Inicio: 10 de maio de 2013
duração: 04 encontros
Endereço: Rua Paulo Paciti, 475, Hipica Jaguari
Inscrições: igreja Santa Rita de Cássia das 14h ás 17h (terça a sábado)



11 comentários:

  1. Alguma parte da ficina de desenho é paga.?

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. os objetos usados na hora de desenhar,etc,nós temos que comprar ou voces oferecem?.

      Excluir
    2. e eu tenho 12 anos,mesmo assim não posso fazer a de fotografia?queria muito :( .

      Excluir
  3. Oi Giovanna. Você poderia enviar um e-mail com todas as suas dúvidas para memoriasvivasbragantinas@gmail.com? Daí eu encaminharei seu email à responsável pela produção do projeto, que é quem está apta a esclarecer tudo pra vc.

    Shel Almeida - Comunicação

    ResponderExcluir
  4. eu só queria saber essas duas coisas se os objetos usados a gente que compra ou voces oferecem,e se com 12 anos eu poderia fazer a de fotografia,tenho camera e celular.

    ResponderExcluir
  5. Tudo bem então. Amanhã eu passo essas dúvidas pra produção e te envio a resposta em seguida, ok? Se puder, acione o Edith Cultura no facebook, pra ficar mais fácil nosso contato. https://www.facebook.com/edith.cultura

    ResponderExcluir
  6. Giovana, conversei com a produção do projeto. Você pode se inscrever sim. E os materiais necessários serão disponibilizados serão disponibilizados na própria oficina.

    Você pode fazer a inscrição pessoalmente na Igreja Santa Rita ou pelo email memoriasvivasbragantinas@gmail.com

    ResponderExcluir

Deixe-nos um comentario,aceitamos sugestões!