30 de agosto de 2013

Patrimônio somos nós

O que é patrimônio para você? Esse é o questionamento que a artista Lilian Amaral quer propor aos bragantinos durante as intervenções que acontecerão no final de semana, dentro do projeto Memórias Vivas Bragantinas. 



A ideia de Lilian é mostrar que o protagonismo em relação ao que tem valor e ao que é esquecido é das pessoas. “Há o patrimônio humano, que surge a partir do afeto, do que a gente leva como memória e há o patrimônio edificado, construído, que conta a história da cidade. O que acontece com as coisas que vão perdendo o significado, que vão caindo no esquecimento?”, indaga. 


“A gente faz história hoje. A memória é agora. Queremos que o jovem perceba que ele também é patrimônio. A função da arte contemporânea é fazer perguntas, para que possamos nos situar no presente”, analisa. 





A intenção de Lilian é mobilizar e engajar as pessoas tornando-as agentes da memória presente. “Todos vão ficando indiferentes, vão perdendo a ligação com a identidade da cidade e tudo vai se tornando igual, vão virando cidades genéricas. Precisamos ativar os lugares, criar uma resistência, sessacralizar o que é arte, trazer a produção de conhecimento para perto das pessoas, instiga-las a olhar o cotidiano”, avalia.



Para isso, no sábado, dia 31 de agosto, a artista projetará na fachada da Casa de Cultura alguns depoimentos recolhidos durante o ano, durante as atividades do projeto Memórias Vivas Bragantinas. No domingo, dia 01 de setembro, Lilian levará até a Feira do Rolo a barraca "Memórias Trocadas", com fotografias e postais e irá propor aos passantes que contem as próprias memórias. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos um comentario,aceitamos sugestões!