20 de agosto de 2013

Penúltima semana de Festival traz intervenções e ocupação do espaço público




Mostra Cena Bragantina continua com apresentações no Matadouro


A penúltima semana do Festival de Artes Cênicas “Entrando em Cena Apresenta” começa na sexta, dia 23 de agosto, com a apresentação de Rápidas e Brejeiras, do Grupo Reserva Cultural, dentro da Mostra Cena Bragantina. O espetáculo, apresentado no Centro Cultural Geraldo Pereira, no Matadouro. 


Em Rápidas e Brejeiras, as personagens das crônicas de Arthur Azevedo são projetadas pela imaginação do público, e invadem o palco. Trazendo malas com figurinos e cenário, cujos elementos são revestidos em preto e estamparia de jornal, lembrando constantemente ao público que as crônicas que estão sendo encenadas, assim como os acontecimentos, foram impressos nas páginas dos jornais da época.


Rápidas e Brejeiras

Na sábado, dia 24, às 15h, é a vez de Lia e Jackson se encontrarem na Praça do Matadouro. A proposta do grupo “Bragança (En) Cena – Na Rua” é que cada pessoa leve um objeto, móvel, tapete, rede, o que estiver a fim, para que juntos ocupem o ocupar o espaço público e participem da intervenção Lia encontra Jackson e Juntos Constroem uma Canoa. Quem não estiver a fim de levar nada e quiser só observar também está convidado, pois a ideia é que tudo seja realizado de forma descontraída. 


Lia encontra Jackson e juntos constroem uma canoa


Também no sábado, dia 24 de agosto, às 20h, quem volta a se apresentar em Bragança é a Cia. do Quintal, com Caleidoscópio – Um espetáculo de Improvisação Teatral. Cada apresentação de Caleidoscópio é única, pois a partir de depoimentos pessoais e inspirados em respostas do público, cinco improvisadores constroem, ao calor do momento, cenas de longa duração tendo a plateia como testemunha. 


Caleidoscópio



No domingo, o destaque da penúltima semana do Festival de Artes Cênicas “Entrando em Cena Apresenta” fica por conta das duas intervenções. A primeira, Intento 6098, da Cia InCena 2.5, acontece às 11h, na Praça Raul Leme. A segunda, Les Classiques, da Cia. Absurda Confraria acontece às 16h, no Parquinho do Lago.


Intento 6098


Intento 6098 é uma performance + instalação, uma prática investigativa da pesquisa Corpo Intruso_Zuleika Brit, de Estela Laponi. Trata-se de um Manifesto, uma provocação sobre a fragilidade. Corpo Intruso é um termo criado por Lapponi e vem sendo investigado desde 2010/2011. 


Les Classiques


Les Classiques tem a proposta de uma intervenção reunida em um compêndio de números clássicos pertencentes ao universo do circo. Através de um grande cortejo musical, a troupe de palhaços do ‘Grand Cirque Les Classiques’ arma o seu picadeiro e realiza seu espetáculo. Do encontro com o público manifesta-se a poesia cômica que transforma o espaço por onde passa. 


Umbigar no Teatro e despedido de Vá com Zeus


Mesmo o frio que atingiu a cidade no sábado, dia 17, não afastou o público do Teatro Rural do Busca Vida. O belíssimo espetáculo de dança Umbigar lotou o espaço e emocionou os presentes com referências ao universo feminino e à dança popular brasileira. 


Umbigar - Foto de Laura Aidar

O final de semana foi muito especial para os jovens do Entrando em Cena, pois se despediram do Festival de Artes Cênicas com duas apresentações de Vá com Zeus. No sábado, o espetáculo foi apresentado no Parque dos Estados e no domingo no Parquinho do Lago. 


Vá com Zeus/ Parque dos Estados - Foto de Laura Aidar


Todos saíram emocionados das apresentações: jovens, familiares e equipe do projeto. O grande diferencial das quatro apresentações dentro do festival é que em cada uma delas trocavam-se os jovens que seriam os “protagonistas”, fazendo assim, com que todos, em algum momento, fossem privilegiados com destaque dentro do espetáculo. 



Vá com Zeus/Parquinho do Lago - Foto de Laura Aidar



SERVIÇO

MOSTRA CENA BRAGANTINA


“RÁPIDAS E BREJEIRAS” - Reserva CulturalSexta – 23 de agosto – Centro Cultural do Matadouro – - 20h*Baseado em crônicas de Arthur Azevedo entre 1906 e 1908 e publicado no jornal “O Século”, do Rio de Janeiro, as personagens das crônicas de Arthur são tiradas das páginas dos jornais pela imaginação dos leitores e invadem o palco. De uma forma divertida e irreverente, encenam o dia-a-dia mostrando conflitos e polêmicas causadas pelas inovações do começo do novo século que chegava.Classificação etária: 12 anos



“LIA ENCONTRA JACKSON E JUNTOS CONSTROEM UMA CANOA” – Bragança (En) Cena – Sábado – 24 de agosto - 15h – Praça do MatadouroUm boom poético toma conta da rua por meio de uma intervenção cênico-performativa. O espaço/tempo cotidiano é rasgado por frestas que ocupam o espaço público de modo quântico, possibilitando um novo olhar para um lugar cansado de ser visto só de passagem. Classificação etária: Livre



MOSTRA PRINCIPAL


“CALEIDOSCÓPIO: Um Espetáculo de Improvisação Teatral” – Cia do Quintal *Sábado – 24 de agosto – Casa de Cultura – 20hAs memórias familiares e os atos falhos do grupo e da plateia são o ponto de partida para os atores, que se debruçam sobre o desafio de construir cenas de longa duração, ao calor do momento, tendo o público como testemunha. Classificação etária: 14 anos



“INTENTO 6098” – Cia InCena 2.5Domingo – 25 de agosto - Praça Raul Leme – 11hA performance é uma das práticas investigativas da pesquisa Corpo Intruso - Zuleika Brit de Estela Lapponi. Trata-se de um Manifesto, uma provocação sobre a fragilidade. A artista vem enumerando os Intentos de Corpo Intruso como forma de revelar o percurso artístico da investigação que é constante.Classificação etária: Livre



“LES CLASSICS” – Cia. Absurda ConfrariaDomingo – 25 de agosto – Parquinho do Lago – 16hIntervenção artística reunida em um compêndio de números clássicos pertencentes ao universo do circo e do palhaço. Através de um grande cortejo musical, a troupe de palhaços do ‘Grand Cirque Les Classiques’ arma o seu picadeiro e realiza seu espetáculo Quiprocós. Grandes feitos, muita magia às avessas, desacertos e disparates interativos acontecem por onde a troupe se apresenta e expõe seu repertório. Classificação etária: Livre



* Os ingressos para os espetáculos Rápidas e Brejeiras e Caleidoscópio poderão ser retirados antecipadamente em troca de 1 litro de leite nos seguintes locais e horários:


Secretaria de Cultura – Av. Alpheu Grimello, 931 – Taboão

Segunda a Sexta das 9h às 17h


Museu do Telefone – Praça José Bonifácio,126 – Centro

Terça a Sexta das 9h às 17hSábado e Domingo das 10h às 16h


Centro Cultural Geraldo Pereira – MatadouroPraça Jacinto Osório, 26

Segunda a Sexta das 10h às 21hSábado e Domingo, das 9h às 12h


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos um comentario,aceitamos sugestões!