20 de março de 2014

Grito Rock Mundo 2014: Laranjas ‘vitaminadas’ atacam em Bragança

Como o país está em ritmo de Copa do Mundo, aproveitei e fiz um trocadilho tosco sobre a apresentação dos holandeses da Vitamin X, que se apresentaram em Bragança Paulista, no último sábado (15), durante o Grito Rock Mundo, realizado no Ciles dos Lavapés. As laranjas representam a seleção holandesa, atual vice-campeã mundial e conhecido desde 74 como “Laranja Mecânica”.


Deixemos o mundial de lado e vamos ao que interessa. Todo mês de março rola o Grito Rock Mundo e Bragança Paulista sempre está na rota dos bons shows. Em 2012 conferimos os goianos da Black Drawing Chalks, em 2013, foi a vez dos estadunidenses da Los Crudos e este ano os holandeses. do Vitamin X.





E como sempre rola, antes da apresentação principal, outras bandas ficam a cargo de “aquecer” o público. Como a sede do Canibal Vegetariano fica a mais de 30 quilômetros de Bragança, nos deslocamos próximos ao horário de início e devido a esse fato e a forte chuva que atingiu a cidade pouco antes de chegarmos, fizeram com que perdêssemos a primeira apresentação do dia, a Divine Judgement.


Quando chegamos, um bom público estava no local e com o cair da noite mais pessoas chegaram e conferiram a apresentação da Revanche 56, que com som voltado ao metal, fez com que muitos cabelos fossem chacoalhados e as rodas de “pogo” foram abertas espontaneamente a cada riff de guitarra. Com o passar do tempo, o público aumentou e a expectativa para ver Vitamin X tomou “conta” do local.


Devido ao problema que a banda Hold x Tight sofreu no caminho, a banda paulistana Bandanos foi a terceira a subir no palco. Com mistura entre hardcore e metal, os paulistanos facilmente conquistaram a simpatia da galera e fizeram uma apresentação de deixar os fãs do estilo com sorriso de orelha a orelha e ainda mais ensandecida à espera da banda principal.





Enquanto não dava a hora da Vitamin X se apresentar, a galera do Hold x Tight chegou e conseguiu fazer o último show antes da apresentação principal. Como estávamos a “trabalho” no local, não conseguimos acompanhar esta apresentação pois aproveitamos para fazer alguns contatos com outras bandas e trocar material.



Mas antes dos holandeses subirem ao palco estávamos a postos e quando o show começou a insanidade do público veio à tona. Como toda banda de hardcore, a energia dos integrantes da Vitamin X chamou atenção devido a espontaneidade no palco e interação com público, mesmo com limitação devido ao idioma. 


A apresentação dos holandeses foi uma das melhores que presenciei entre bandas do estilo e o público respondia com gestos, skate, e “mosh’s”, os caras não se importavam com as pessoas que subiam no palco para mergulhar em meio à galera.  Com bons riffs e bateria precisa e presença de Marko que pulava de um lado para o outro, a banda saciou a “sede” de rock que o público sentia desde o início da tarde.





Antes do final, os caras voltaram ao palco e chamaram o público para participar do final da festa que teve mais rock, serpentinas, confetes e também espuma. Bragança virou o centro da felicidade roqueira. Depois de uma apresentação que foi um verdadeiro “arrasa quarteirão”, restou-nos apenas as despedidas aos amigos e “cair” novamente na estrada, com a expectativa de que 2015 o Grito Rock seja ainda melhor, se é que isso seja possível, mas em Bragança tudo pode ocorrer, quando saí do show dos Los Crudos também tive o mesmo pensamento. 


Além dos shows, outros destaques foram o bom equipamento de som e a tranquilidade do público presentes. Mesmo com tantas pessoas, enquanto “rodamos” por ali, não registramos qualquer tipo de incidente ou atos violentos. O rock dominou o local e o fim de semana de muita gente foi mais feliz.


Ivan Gomes, 36, é editor do Fanzine/Blog Canibal Vegetariano e produtor e apresentador do programa A Hora do Canibal, que vai ao ar toda segunda-feira, ao vivo, às 22h30, pela Rádio Click Web

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos um comentario,aceitamos sugestões!