23 de outubro de 2014

11º Dia Internacional da Animação será exibido na próxima terça, dia 28 de outubro



DIA INTERNACIONAL DA ANIMAÇÃO - MAIOR EVENTO SIMULTÂNEO DE CINEMA NO MUNDO É EXIBIDO PELA 7ª VEZ EM BRAGANÇA PAULISTA


Com entrada gratuita, Edith Cultura traz mostra de curtas nacionais e internacionais que acontece em mais de 230 cidades do Brasil



Na próxima terça, dia 28 de outubro, a partir das 19h, o Edith Cultura exibe, pelo 7º ano consecutivo, a Mostra Oficial do DIA - Dia Internacional da Animação. A sessão acontece no Mini Mis - Casinha do Lago e é aberta ao público. A classificação indicativa é 16 anos. O endereço é Av, Alpheu Grimello, 50 - Taboão.


A Mostra Infantil e a Mostra Nacional serão exibidas no sábado, dia 01 de novembro, ás 14h, no Cine EEMABA, que fica na Escola Estadual Ministro Alcindo Bueno de Assis, na Rua Cel. Luiz Leme, 381 - Vila Aparecida. A classificação indicativa da Mostra Nacional também é de 16 anos. A Mostra Infantil é livre para todos os públicos. 




Em sua 11ª edição, o Dia Internacional da Animação é celebrado no Brasil com uma sessão, simultânea e gratuita, de curtas-metragens de desenho animado nacionais e internacionais. No dia 28 de outubro, às 19h30, haverá exibições em mais de 230 cidades do país, a realização do evento é da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA). 


Este é o maior evento simultâneo do gênero no país, que tem como principal objetivo difundir o cinema de animação, atraindo novos públicos e proporcionando aos espectadores o acesso a essa arte cinematográfica, institucionalizando esta data, como referência histórica da animação mundial no calendário de eventos culturais do Brasil. 


O evento foi idealizado pela Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) e além do Brasil, acontece em mais de 30 países no mundo todo, como França, Portugal, Estônia, Romênia, Camarões, Rússia, Grécia, Egito, Bulgária, Estados Unidos, Canadá, Austrália, África do Sul e Coreia do Sul. 





Neste ano foram inscritos 100 curtas-metragens de animação de vários estados brasileiros. Destes, dez foram selecionados para a Mostra Nacional e nove para a Mostra Infantil.  Outros dez curtas-metragens compõem a Mostra Internacional. Completando a lista de filmes nacionais e, com o objetivo de resgatar a história do cinema de animação brasileiro, a coordenação de júri selecionou o filme 'Frivolitá' (1930), de Luis Seel, que abrirá o programa brasileiro.


No site do Dia Internacional da Animação, no mês de outubro será exibida a Sessão Ambiental, seleção de filmes com temáticas voltadas a preservação da natureza e ecologia.


O objetivo do projeto é de proporcionar às diversas cidades brasileiras a exibição de filmes de animação, com entrada franca, criando debates e discussões despertando o interesse do público em fazer cinema de animação, revelar talentos e integrar as pessoas. O evento gera a integração cultural em todas as regiões do país, mobilizando diversas comunidades e facilitando a inclusão e o acesso da população à cultura. 


O DIA traz um panorama da animação brasileira, apresentando não só curtas-metragens de diferentes locais do Brasil, como também produções que utilizam diferentes técnicas de animação, como massinha de modelar, desenho a mão, stop motion de objetos, computação gráfica 2D, animação direto na película e animação de areia. O júri de seleção foi composto por Alexandre Dubiela (MG), Nara Normande (PE), Sérgio Nesteriuk (SP), Márcia Deretti (GO) e Paulo Muppet (SP). A curadoria da Mostra Internacional foi selecionada pelos diretores Nara Normande (PE), Diego Akel (CE), Sávio Leite (MG) e Marcelo Marão (RJ). 



O evento busca ainda alavancar a divulgação dos filmes nacionais para o mercado estrangeiro, através do intercâmbio com outros países. A programação local de cada cidade poderá ser conferida no site www.diadanimacao.com.br  


A ABCA promove o Dia Internacional da Animação desde 2004 e a cada edição, o evento alcança mais cidades e espectadores. O Brasil é o país que faz o maior evento de celebração da animação no mundo. A produção local do evento só acontece devido ao esforço de muitos parceiros entusiastas da arte da animação espalhados por todo o território nacional. 


Sobre o Dia Internacional da Animação
Mostra de curtas-metragens nacionais e internacionais.
No dia 28 de Outubro de 1892 Émile Reynaud realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Essa projeção foi a primeira exibição pública de imagens animadas (desenhos animados) no mundo.    

       
Dia da Internacional da Animação no mundo
Foi para comemorar esta data que a Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) lançou em 2002 o evento, contando com o apoio de diferentes grupos internacionais filiados. Em 2014 o Dia Internacional da Animação será realizado em 30 países. (Para mais informações sobre a comemoração deste dia nos países ligados a ASIFA acesse: http://www.asifa.net)


Dia da Internacional da Animação no Brasil 
O evento foi realizado pela primeira vez no ano de 2004, no SESC Vila Mariana, em São Paulo. À ocasião, a ABCA realizou uma exposição de Traquitanas de Animação antigas, um show de sombras e bonecos recriando as primeiras apresentações de animação no mundo e a exibição de "Planeta Terra", filme coletivo de 1986 co-dirigido por cerca de 30 animadores de todo o Brasil.


O DIA 2014 no Brasil tem o patrocínio da Petrobras, pelo programa Petrobras Cultural, e é realizado com a parceria da ASIFA, para que a mostra brasileira também esteja presente na comemoração em mais de 30 países no mundo. Em Bragança Paulista a realização é do Edith Cultura em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.





Serviço:


DIA - Dia Internacional da Animação em Bragança Paulista


Mostra Principal (Internacional) - Dia 28 de Outubro, às 19h30 - Mini Mis Casinha do Lago


Mostra Infantil e Nacional - Dia 01 de novembro, às 14h no Cine EEMABA 

(Escola Estadual Ministro Alcindo Bueno de Assis)


Classificação Indicativa das Mostras Internacional e Nacional: 16 anos



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos um comentario,aceitamos sugestões!