24 de abril de 2015

Próxima sessão do Imagens Vivas apresenta o filme “Muito Além do Cidadão Kane”

No próximo dia 28 de abril, às 19h30, no Ponto Mis - Casinha do Lago, o projeto Imagens Vivas exibe o documentário “Muito Além do Cidadão Kane”, produzida em 1993. O filme mostra as relações entre a mídia e o poder no Brasil, focando na análise da figura de Roberto Marinho e a Rede Globo. Após a exibição, a jornalista Teresa Otondo, participará de um bate-papo com os presentes.


O filme  detalha a posição dominante da Rede Globo na sociedade brasileira, debatendo a influência do grupo, seu poder e suas relações políticas, que os autores do documentário vêem como manipuladoras e formadora de opinião. O ex-presidente e fundador da Globo Roberto Marinho foi o principal alvo das críticas do documentário, sendo comparado a Charles Foster Kane, personagem criado em 1941 por Orson Welles para o filme Cidadão Kane, um drama de ficção baseado na trajetória de William Randolph Hearst, magnata da comunicação nos Estados Unidos. 




Teresa Otondo começou sua carreira  no extinto Jornal da Tarde, dias antes do lançamento do jornal vespertino do Estado de S. Paulo. Pioneira, foi a primeira mulher repórter da empresa e anos mais tarde, a primeira mulher a ser promovida à chefe da Editoria de Economia. Passou por quase todas as seções dos dois jornais  mas a maior parte de seus 25 anos na empresa foi no Suplemento Cultural dirigido por Nilo Scalzo. Quando o suplemento foi  extinto, foi convidada  a trabalhar na TV Cultura de São Paulo, onde dirigiu o Departamento de Documentários e criou a Assessoria de Relações Internacionais para promover a programação da casa no Exterior. É autora do livro "Televisão Pública: para quem e para quê" , fruto de sua  tese de doutorado defendida na USP em 2008, no qual defende a liberdade de expressão e o direito de todos à informação e à comunicação. Há dois anos mora em Bragança Paulista, terra do jornalista Cásper Líbero. 


O projeto Imagens Vivas é patrocinado pela TE Connectivity, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e é gerido pela Com Tato Agência Sociocriativa em parceria com o Edith Cultura e com a Prefeitura Municipal de Bragança Paulista, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e da Secretaria de Educação. 


Serviço:
Cineclube Imagens Vivas 


Muito Além do Cidadão Kane
Terça. 28 de abril. às 19h30
Ponto Mis - Casinha do Lago
Alpheu Grimello, 50
Grátis e aberto ao público
Com a presença da jornalista Teresa Otondo 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos um comentario,aceitamos sugestões!