14 de setembro de 2015

Imagens Vivas exibe documentário Sem Pena

Nesta terça, dia 15 de setembro, as 19h30, o projeto Imagens Vivas exibe, no Mini Mis - Casinha do Lago,  o documentário Sem Pena, de Eugênio Puppo. O filme desce ao inferno da vida nas prisões brasileiras, para expor as entranhas do sistema de justiça do país, demonstrando como morosidade, preconceito e a cultura do medo só fazem ampliar a violência e o abismo social existentes.


A sessão acontece em parceria com a Taturana - Mobilização Social, produtora que fomenta diálogos e articula redes a partir de filmes e outros materiais audiovisuais brasileiros. Essas redes formam circuitos alternativos de exibição e ampliam o alcance de uma obra audiovisual fomentam espaços de debate a partir do cinema.


A exibição de Sem Pena aconteceria no dia 29 de setembro, enquanto que no dia 15 de setembro seria a Sessão de Video Arte com o Coletivo BijaRi. Porém, as datas precisaram ser invertidas. Dessa forma, o Coletivo BijaRi participa do projeto Imagens Vivas no dia 29 de setembro. 



Porque Sem Pena é um filme necessário


O documentário mostra os conflitos decorrentes do processo penal na vida familiar e social de pessoas acusadas de crimes e discute a política criminal seletiva e o encarceramento abusivo que contribuem para o aumento da violência, acentuando o ciclo “cadeia‐rua‐cadeia”.


A partir de depoimentos de pessoas que foram presas ou processadas e também de especialistas, os temas abordados no documentário são a falta de acesso à justiça, entraves na execução das penas privativas de liberdade, as dificuldades enfrentadas pelo egresso, a ausência de infraestrutura na prisão, o fortalecimento do crime organizado dentro e fora das prisões e as frequentes violações aos direitos humanos.


O documentário pretende propor uma reflexão sobre a importância de se construir uma sociedade mais justa e tolerante, na contramão do discurso punitivo, e ainda chamar a atenção para o fato de que a justiça só se realiza quando se garante ao acusado a oportunidade de se defender em toda a sua plenitude. 


Sem Pena pretende sensibilizar a sociedade para a importância de se discutir com profundidade a temática trazida pelo filme e com isso qualificar o debate. Para isso, o filme traz o subterrâneo do sistema de justiça criminal brasileiro para colocar em evidência a gênese, o funcionamento e as consequências do efeito criminógeno e sucessivas violências que tais deformidades acarretam.


O projeto Imagens Vivas é patrocinado pela TE Connectivity, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e é gerido pela Com Tato Agência Sociocriativa em parceria com o Edith Cultura e com a Prefeitura Municipal de Bragança Paulista, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e da Secretaria de Educação.


Para saber mais, acesse:


Serviço:

Cineclube Imagens Vivas 

Sem Pena, de Eugênio Puppo

Terça. 15 de setembro. às 19h30

Mini Mis - Casinha do Lago

Alpheu Grimello, 50Grátis e aberto ao público

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos um comentario,aceitamos sugestões!