9 de julho de 2011

O cinema em estado primitivo

Dando continuidade ao projeto “Não É Possível! Cinema e Som” no Festival de Inverno, o Cineclube do Espaço Edith Cultura apresenta “Primitivos e Pioneiros” com a participação da banda Giant Steps.

A série “Primitivos e Pioneiros” foi organizada pela Rede BBC de Londres com o intuito de possibilitar o acesso às primeiras imagens do cinema feitas pelos pioneiros na construção das narrativas cinematográficas. São dezessete filmes em curta metragem, em geral trazendo uma história aventuresca ou engraçada. É possível assistir o nascimento do close em personagens, da narrativa de perseguições, da fantasia e da ilusão.

É realmente o cinema em estado primitivo. Todos os curtas são do período de 1895 a 1910, incluindo as primeiras imagens dos irmãos Lumiere, os inventores do cinema. Entre os franceses também estão Pathe e George Mellies. O inglês Hepworth e o norte-americano Thomas Edson completam a lista.


"A chegada do trem", dos irmãos Lumiere, o primeiro filme da história

Se a experiência já não fosse rara o suficiente para chamar a atenção dos espectadores, o Espaço Edith Cultura, através do Cineclube no Festival de Inverno, apresenta a exibição desses curtas dentro do projeto “Não É Possível! Cinema e Som!”. Com os filmes originalmente mudos, o trio de jazz Giant Steps recriará o ambiente dos antigos cinemas, executando uma trilha sonora ao vivo. A técnica de exibições de filmes acompanhada de apresentações musicais nasceu junto com o cinema e o “Não É Possível” é uma tentativa de resgate dessa técnica com a intenção de ampliar a experiência audiovisual do espectador.


A banda Giant Steps


Serviço:
Não É Possível! Cinema e Som” no Festival de Inverno
“Primitivos e Pioneiros” + Giant Steps
11/07, segunda, às 20h. Grátis
Museu Oswaldo Russomano
End. R. Cel João Leme, 520

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos um comentario,aceitamos sugestões!