24 de maio de 2012

Você sabe o que é um cineclube?


Por Shel Almeida

Cineclube é um local de exibição de filmes que tem como intenção estimular o público a ver, discutir e refletir sobre a arte cinematográfica. Não é mero lazer cultural ou entretenimento, por isso, não pode ser confundido com cinema. O único aspecto que aproxima o cineclube do cinema é o fato de ambos serem um canal de exibição audiovisual. O cineclube não tem fins lucrativos e nem exibe estreia e/ou lançamentos, portanto, não tem intenções comerciais de exibição.  O cineclube pode ser visto como um contraponto ao cinema ou, ainda, para alguns, como um complemento e aprimoramento em sua formação cultural/audiovisual pessoal. A intenção do cineclube não é e nunca foi competir ou substituir o cinema. Cada um tem a própria importância histórica, artística, cultural e social.

Os cineclubes surgiram como uma resposta às necessidades que o cinema comercial não atendia, como uma nova forma de se relacionar com a arte cinematográfica, por meio de uma reflexão crítica e coletiva. No Brasil, o cineclubismo teve início no Rio de Janeiro, em 1928. Já o CNC – Conselho Nacional de Cineclubes - foi fundado em 1961 e, até hoje, Brasil está diretamente ligado às mudanças culturais que ocorrem no país, participando ativamente de tudo o que envolve o setor audiovisual nacional.


Ao celebrar os 50 anos de atividades do CNC, o Movimento Cineclubista Brasileiro  lançou um selo comemorativo, cuja importância é explicada por Luiz Albero Cassol, atual presidente do Conselho Nacional de Cineclubes: “Com esta ação reafirmamos nossa defesa dos Diretos do Público, de nossa cinematografia, no selo, representada pela obra de Glauber Rocha, bem como todas as filmografias, de curta, média e longa-metragem, produzidas em qualquer bitola, que ganham a tela e o público através do Cineclubismo. O cangaceiro nos incorpora e incorpora o espírito aguerrido do Cineclubismo e a luta pelo acesso universal ao cinema”.

O cineclube é um espaço de democratização audiovisual, que preza pelo direito do público de ter acesso à cultura, informação e ao que está sendo produzido cinematograficamente em seu país e no mundo. O cineclube exibe filmes com apelo e valor artístico e cultural das mais diversas épocas e linguagens e também produções independentes que dificilmente chegariam ao público de outra maneira. O cineclube trabalha em prol da cultura cinematográfica e dos Direitos do público, pois “os filmes são feitos para serem vistos”.



Nota: na próxima quarta feira, dia 30, às 19h30 o Cineclube do Edih Cultura retoma suas atividades, dessa vez na sede da ASES – Associação de Escritores de Bragança Paulista. O filme exibido será “Tudo Sobre Minha Mãe”, do diretor espanhol Pedro Almodovar. Logo após a exibição acontecerá um bate-papo com o filósofo, artista plástico e professor Mathias Abreu Lima Filho, sobre o filme. Mais informações em breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos um comentario,aceitamos sugestões!