11 de janeiro de 2013

Bom senso

Por Shel Almeida


O Cine Bragança está oficialmente desativo desde 2008.  Muito se falou a respeito. “Como é possível uma cidade como Bragança não ter cinema” é o comentário mais comum. Mas o que me tem feito refletir ultimamente é sobre como o prédio onde abrigou o último cinema da cidade pode estar naquela situação? Não falo da reforma, nem do fato de ter sido vendido para fins comerciais. Falo das paredes, repletas de cartazes de propaganda de shows e outros eventos. Eu realmente não entendo como um lugar que traz tanto sentimentos nostálgicos aos bragantinos pode ser vítima de tanto descaso e depredação. A população quer mais cultura na cidade, e é ótimo que cada vez mais grupos promovam eventos. Mas é justo que, para isso, o prédio do antigo cinema seja tomado por propagandas? 

Janeiro de 2012 - Foto de Shel Almeida

Na verdade é bem irônico que um dos últimos patrimônios culturais da cidade fique desfigurado para promover justamente eventos culturais. Bragança hoje vive um momento de crescimento imobiliário, com diversas construções espalhadas pela cidade. Ou seja, existem muitos tapumes por aí que podem ser usados como painel para divulgação de eventos. Bom senso é o mínimo que se pode esperar de que promove a cultura, certo? De acordo com o Condephac – Conselho de Defesa do Patrimônio Artístico e Cultural de Bragança - existe a previsão de reforma da fachada do antigo cinema, inclusive com a placa que nomeia o local. Vamos aguardar, para que, assim, o prédio passe a ser mais respeitado.

Janeiro de 2013 - Foto de Shel Almeida

Algo parecido tem acontecido com o prédio do antigo Cine Belas Artes, em São Paulo. Pichações tomam conta da fachada. Descaso lá e descaso aqui. A Prefeitura da Capital pretende comprar o prédio e transformá-los em Centro Cultural. Aqui também teremos o tão batalhado Centro Cultural no prédio do antigo Colégio São Luiz, assim como já temos o prédio reformado da Praça do Matadouro. Mas será o suficiente para mudar o comportamento da população? Um dos motivos do fechamento do Cine Bragança foi a falta de público. Esse mesmo público que clama por um espaço próprio para teatro e outras manifestações artístico-culturais e que dificilmente frequenta uma sessão de cineclube, ou um sarau, ou o lançamento de um livro ou qualquer outra atividade que fuja do padrão comercial.

Prédio do Cine Belas Artes

A mudança não irá surgir apenas com nova administração pública. Para isso é preciso também uma nova forma de pensamento dos bragantinos. É preciso aprender a prestigiar quem se esforça para realizar eventos mesmo sem um Centro Cultural. E, principalmente, é preciso aprender a dar o exemplo e respeitar os patrimônios culturais da cidade. 

Um comentário:

Deixe-nos um comentario,aceitamos sugestões!