10 de outubro de 2013

Cinco anos de história

Por Ivan Gomes


Neste mês de outubro, o fanzine/blog Canibal Vegetariano completa 5 anos. Meia década de muita história para contar e relatos de muitos lances legais ocorridos no cenário da música independente brasileiro. Neste tempo que o blog está na rede mundial de computadores, muitas bandas foram entrevistadas, muitos discos e shows resenhados.


Antes de ser um blog, o fanzine era impresso, em formato tabloide, com 8 páginas, sendo metade delas coloridas. A ideia de criar o blog partiu de meu camarada Vinicius França, colaborador do zine. Segundo ele, o blog seria interessante para divulgar entrevistas na íntegra, algo impossível de se fazer em uma zine e também divulgar outras formas de arte, além da música.





No início de outubro de 2008 chegava às lojas de discos, bares e outros estabelecimentos comerciais, a primeira edição do Canibal, que trazia como destaque uma entrevista com um dos grandes nomes do rock brasileiro, Kid Vinil. Com tiragem de 2 mil exemplares, além de ser divulgado em quase todos estados brasileiros, o zine chegou à América do Norte, Argentina, Itália, Japão entre outros países.


E logo após o lançamento do zine, um dos fãs do tabloide, Fabinho Oliveira, o Boss, teve uma ideia incrível: transformar o jornal em programa semanal de rádio, transmitido pela web. Vinicius e eu topamos na hora, criamos o nome, A HORA DO CANIBAL, e todas as vinhetas entre outras ideias que perduram até o momento. 



Dois meses depois do lançamento do zine e um após nossa estreia em rádio, em dezembro, a segunda edição do zine foi lançada, com destaque para entrevistas com a banda bragantina Leptospirose e também os suiços da Zorg. Era nossa primeira entrevista internacional. 


Depois deste lançamento, o Brasil entrou em crise e os anunciantes recuaram. Nós não conseguimos lançar mais o impresso e passamos a nos dedicar apenas ao programa e ao blog. Em 2010, após muita conversa, o zine teve mais duas edições impressas, com todas as páginas em preto e branco e foi distribuído em vários países da América do Sul, Norte, Europa, Ásia e Oceania.



Paralelamente ao blog e ao zine, o programa A HORA DO CANIBAL seguia seu curso pela web, mesmo com algumas mudanças de casa. O esquema de divulgar bandas independentes foi um grande canal e chegamos até uma FM, em São Bernardo do Campo, região do ABCD, na Grande São Paulo. Com várias mudanças de rádio, o programa seguia com o compromisso de divulgar novas bandas, brasileiras e de outros países, mescladas com outras consagradas na história do rock'n'roll.


Em 2010, o zine recebeu grande impulso após divulgar uma entrevista com a banda carioca Os Estudantes. Esse papo informal que rolou após algumas trocas de e-mails, rendeu tradução para o inglês e foi matéria de capa da "bíblia" do rock underground dos Estados Unidos, a Maximum Rock'n'Roll.




Essa conquista impulsionou ainda mais o acesso de pessoas ao redor do mundo a visitarem o blog e consequentemente ouvirem o programa. Quem ganhou com isso foram as bandas, que enviam material, que tiram dinheiro do bolso para poder gravar e fazer a "correria" de shows. 


Em alguns momentos, o blog deixou de divulgar apenas bandas independentes e passou a entrevistas escritores e outros profissionais ligados à cultura pop. Livros foram resenhados, clipes postados no blog, entre outras ideias "loucas". Tudo isso só foi possível ocorrer, devido a pessoas que como você, que lê essa coluna e se interessa em saber o que está rolando.




Nesta meia década de trabalho, bandas de vários países passaram pelo blog, assim como no programa. Bandas novas que prometem ser a nova sensação, o underground do underground, também tem seu espaço por aqui. Cinco anos de trabalho, que passaram rapidamente e ainda há muito que militar no cenário independente nacional, pois ele é bom, mas não dá a mínima para maioria das bandas e público, mas que ele continue assim, pois está cheio de atitude e mostre o quanto uma cabeça pensante, em meio a sociedade, pode perturbar. 


Para ouvir o programa A HORA DO CANIBAL, que vai ao ar toda segunda-feira, às 22h30, basta acessar o site da Rádio Click Web, que pode ser conferido por este link http://www.radioclickweb.com/. O blog pode ser acessado por aqui: http://www.canibalvegetariano77.blogspot.com.br/

 

Ivan Gomes, 35, é produtor e apresentador do programa A HORA DO CANIBAL e editor do zine/blog Canibal Vegetariano. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos um comentario,aceitamos sugestões!