6 de dezembro de 2013

À luz de vela no Atêlie

Por Mário Pedregoso


O festival “Séries Instrumentais” teve início na tarde de ontem com a residência musical. A abertura ocorreu no Atêlie da Fazenda Serrinha e contou com a presença dos músicos Marcos Suzano, Alex Meirelles e Maurício Negão, além dos músicos inscritos. O ambiente não poderia ser mais propício para incitar o espírito artístico. Após uma primeira conversa na qual os músicos se apresentaram e compartilharam seus referenciais musicais, o som dos instrumentos começou a se fazer ouvir no galpão do Atêlie.  


As ideias verbais começaram a se transformar em ideias musicais e o intercâmbio entre os músicos ganhou um outro campo de comunicação. O som dos instrumentos irrompeu tarde adentro e só cessou de ser ao anoitecer. Mas engana-se quem pensa que os músicos se dispersaram. Todos continuaram no Atêlie para ver a apresentação do violonista Rafael Schimidt.


Um pouco antes do show o espaço do Atêlie estava invadido por um clima intimista no qual a diferença entre músicos e plateia já não se fazia evidente. A iluminação à luz de vela aproximou ainda mais as pessoas e a impressão geral é que se estava na sala de casa. Quando Rafael subiu ao palco e fez seu violão se expressar, a música tornou-se a protagonista da noite e todos se voltaram a admirar a beleza das composições e a versatilidade técnica das execuções. O músico alternou músicas de composição própria como “Antigamente era assim”, “Benice”, “Correndo Atrás” e grandes clássicos como “A Lenda do Abaeté” e “Samba Triste”.  


Embora a responsabilidade de tocar para ouvintes tão exigentes quanto aos que ali estavam presente tenha trazido certos momentos de nervosismo, isso não afetou a qualidade das execuções musicais. Rafael não se deixou intimidar e parece ter se esmerado para mostrar o melhor de sua música. Noite chuvosa à luz de velas com um herdeiro do clássico violão brasileiro. Nada mais perfeito para a música recuperar sua vocação: a de aproximar pessoas. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos um comentario,aceitamos sugestões!