25 de novembro de 2014

Projeto Teatro Cego traz o espetáculo “O Grande Viúvo” de Nelson Rodrigues, à Bragança Paulista

No próximo sábado, dia 29 de novembro, o público bragantino terá a oportunidade de acompanhar uma peça de teatro totalmente diferente: no escuro. A apresentação do espetáculo O Grande Viúvo, de Nelson Rodrigues, faz parte do projeto Teatro Cego, e acontecerá no Centro Cultural do Matadouro, em dois horários às 20h e às 21h30.


A entrada é gratuita e os ingressos poderão ser retirados antecipadamente em um dos seguintes pontos: Biblioteca Municipal, Museu do Telefone, Museu Oswaldo Russomano, Centro Cultural Geraldo Pereira e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Apenas os ingressos para a primeira sessão, 20h, estarão disponíveis antecipadamente. Na porta, serão disponibilizados os ingressos para a segunda sessão (21h30) com uma hora de antecedência.


O projeto Teatro Cego consiste em uma produção teatral apresentada de forma inédita no Brasil: todo o desenvolvimento da trama acontece em um local completamente escuro, fazendo com que os espectadores, sem que possam contar com a visão, tenham que se valer de todos os seus outros sentidos (olfato, tato, paladar e audição) para compreenderem o conteúdo da peça.  Essa condição ímpar insere o público no universo dos deficientes visuais, que se utilizam desses quatro sentidos, somados à intuição, para compreenderem o mundo ao seu redor.

  
O elenco é formado por 6 atores, sendo 3 deles cegos, e mais 3 músicos. A ideia do projeto é imergir o público no universo dos deficientes visuais. Durante o espetáculo, sons, vozes e cheiros chegarão aos espectadores vindos sempre de locais diferentes, dando a sensação de que eles estão realmente inseridos no ambiente cênico. Tais sensações serão o caminho para a compreensão da trama, mesmo ela ocorrendo completamente no escuro.


A peça é baseada no conto “O Grande Viúvo” extraído do livro “A Vida como ela é”, de Nelson Rodrigues, e conta a história de um viúvo que, após ter perdido sua amada esposa, comunica à família que também quer morrer e ser enterrado junto à falecida. Porém, não antes de construir um mausoléu, onde os dois corpos, o dele e o da esposa, deverão repousar lado a lado. A família, inconformada, tenta a todo custo convencê-lo a desistir do suicídio, mas tem apenas o tempo da construção do mausoléu para fazê-lo. Enfim, encontra uma forma inescrupulosa, baseada em calúnias sobre a falecida, para evitar a tragédia. Mas o resultado disso tudo acaba sendo totalmente inesperado para todos.


O projeto Teatro Cego é realizado e produzido pela Caleidoscópio Comunicação & Cultura e patrocinado pela Santher por meio do ProAc - Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo. Tem apoio do Guia de Teatro e do BOS - Hospital Oftamológico de Sorocaba. Em Bragança Paulista, tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.  



SERVIÇO

Teatro Cego - O Grande Viúvo

Data: 29 de novembro - Grátis

Primeira sessão: 20h 

Retirada antecipada: Biblioteca Municipal, Museu do Telefone Museu

Oswaldo Russomano, Centro Cultural Geraldo Pereira e Secretaria Municipal 

e Cultura e Turismo.

Segunda sessão: 21h30

Retirada na porta, com 1h de antecedência

Duração do espetáculo: 50 min

Classificação Indicativa: 14 anos


Ficha Técnica:

Adaptação da obra homônima de Nelson Rodrigues

Texto e direção: Paulo Palado

Direção musical: Luiz Mel


Elenco:

Sara Bentes

Sérgio Sá

Giovanna Maira

Manoel Lima

Paulo Palado

Bruno Righi


Músicos:

Raphael Braga – guitarra

Eric Budney – contrabaixo acústico e elétrico

Jonas Dantas - piano

Gerência de Produção: Carlos Righi

Equipe de produção:

Zan Martins

Paula França

Daniel Medeiros

Lucas Gomes


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos um comentario,aceitamos sugestões!