14 de dezembro de 2014

Imagens Vivas encerra atividades de 2014 com Mostra de Curtas e Cine Música

Acontece neste domingo, 14 de dezembro, no Mini Mis Casinha do Lago, o encerramento das atividades de 2014 do Imagens Vivas, projeto que teve como objetivo estimular a cena audiovisual em Bragança Paulista, por meio de sessões gratuitas de cineclube e ações de criação audiovisual. 


A programação tem início às 19h com a Mostra de Curtas, onde serão apresentados os filmes produzidos durante as Vivências de Cocriação Audiovisual na Escola e na Comunidade. Ao final da sessão, os realizadores participarão de um bate-papo com o público para falar sobre a experiência.

 




Às 20h começa o Cine Música, sessão de filmes musicados ao vivo,  com a banda Cheesehead, e apresentação de André La Salvia. O trio de música instrumental é formado atualmente por Giovani Bruno na guitarra, João Guilherme Della Vecchia no baixo e Vinicius Imenez  na bateria. Tem como característica composições complexas e com ritmos não convencionais. André é professor, filósofo e responsável pela série de curtas Memórias Bragantinas. 


E, durante toda a semana, com encerramento também no dia 14, é possível conferir, no Mercado Municipal, a Videoinstalação, pesquisa - ação em audiovisual, que tem como objetivo convidar os visitantes a experimentar a cidade a partir de diferentes paisagens poéticas, visuais e sonoras. 


Foto de Felipe Gonçalves


O projeto
O Imagens Vivas foi dividido em dois eixos de atuação: atividades para público espectador e atividades de protagonismo audiovisual. Entre agosto e dezembro, três programas regulares de exibição ficaram em cartaz: Cine Diálogo, aberto ao público em geral, Cine Professor, dedicado a educadores, mas também aberto ao público, e Cine nas Escolas, com sessões realizadas em escolas da rede pública. E, no mesmo período, o projeto ofereceu Vivências de Cocriação Audiovisual na Escola e na Comunidade, abrindo oportunidade para jovens realizarem curtas-metragens e videoinstalações, e Encontros de Formação de Educadores, um espaço para a reflexão sobre a relação da linguagem audiovisual com a educação e sua aplicação prática. 


De acordo com Veridiana Aleixo, Diretora de Projetos da Com Tato Agência Sociocriativa, ao oferecer referências audiovisuais, o Imagens Vivas propôs ao participantes uma reflexão acerca do espaço que querem construir. “O cinema tem esse poder de modificar a realidade e a proposta do projeto foi levantar questões e estimular a pensar um pouco mais sobre a cidade, criar um exercício do olhar e descobrir o que se quer construir. Com o cineclube o projeto trouxe, também, uma oferta cultural à cidade, retomando um público carente de propostas relacionadas ao audiovisual”.  



Para Cláudia Jardim, Assessora de Gabinete e Projetos Culturais da Secretaria Municipal de Educação,pelo fato Bragança não ter uma sala de cinema, o Imagens Vivas foi fundamental por conseguir atingir tanto as crianças quanto os professores e também os adultos do EJA, “Todos tiveram oportunidade não só de ter acesso ao cinema na própria escola em horário de aula como também de dialogar sobre os curta metragens que eles assistiram”. 


"Tive a oportunidade de acompanhar crianças, jovens e adultos envolvidos nas atividades do Imagens Vivas. Percebo que conectar pessoas e favorecer um espaço de diálogo e escuta por meio da arte seja de grande potência para a vida social e cultural de Bragança Paulista. Fortalecer elos sociais são imprescindíveis para gerar novos fluxos criativos e fazer mover a vida cidade”, analisa Maria Fernanda Carmignotto, Coordenadora e Produtora local do projeto. 


Foto de Amanda Andrade


“O projeto impulsionou a retomado do público de cinema na cidade. É importante para o município que aconteçam mais parcerias como essa, com a iniciativa privada, para que seja possível potencializar o desenvolvimento de políticas culturais locais”, enfatiza Daniela Verde, representante da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.


O projeto Imagens Vivas é patrocinado pela TE Connectivity, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e é gerido pela Com Tato Agência Sociocriativa em parceria com o Edith Cultura e com a Prefeitura Municipal de Bragança Paulista, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e da Secretaria de Educação. 





Serviço

Encerramento projeto Imagens Vivas

Mostra de Curtas - 19h

Filmes produzidos durante Vivências de Cocriação Audiovisual

Cine Música - 20h

Banda Cheesehead e apresentação de André La Salvia

Grátis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos um comentario,aceitamos sugestões!