12 de abril de 2015

Imagens Vivas retoma atividades com sessão de cineclube no Mini Mis e Cinemaba

O projeto Imagens Vivas, patrocinado pela TE Connectivity, que busca estimular a cena audiovisual em Bragança Paulista por meio de sessões gratuitas de cinema e ações inovadoras de criação audiovisual, retoma as atividades neste mês de abril, após importantes desdobramentos em 2014


Desde o dia 06 acontecem sessões de Cine nas Escolas e, a partir do dia 14 de abril, às 19h30, o Mini Mis - Casinha do Lago volta a receber as sessões de cineclube do projeto que são abertas ao público. 


A primeira exibição irá apresentar o filme eXisteZ, de David Cronenberg. O filme fala sobre Allegra Geller (Jennifer Jason Leigh), uma renomada designer de jogos, queao testar sua nova criação, eXistenZ, torna-se alvo de assassinos fanáticos junto com seu guarda-costas Ted Pikul (Jude Law). 


Foto: Amanda Andrade

Uma novidade este ano é que o Cinemaba, sala de projeção localizada dentro da escola EEMABA, também receberá sessões de cineclube do projeto abertas ao público, sempre às sextas, também às 19h30. A primeira sessão acontece no dia 24 de abril e apresenta o filme “Saneamento Básico”, que mostra como uma pequena comunidade no interior do Rio Grande do Sul resolve recorrer à realização de um vídeo para tentar resolver os problemas de saneamento básico da vila. O elenco conta com Fernanda Torres, Camila Pitanga, Lázaro Ramos e Wagner Moura. 


Além disso, a Vivência de Cocriação Audiovisual, ação que mobilizou dezenas de jovens em 2014 e visa promover o protagonismo juvenil e a experiência em torno da linguagem audiovisual também será retomada esse ano na programação do Maio Cultural em parceria com Secretaria Municipal de Cultura e será aberta a público em geral. As inscrições serão abertas em breve.


Resultados sociais já alcançados pelo projeto 
Durante o segundo semestre de 2014, o Imagens Vivas realizou atividades junto aos mais diversos públicos da cidade, beneficiando mais de 7.000 alunos diretamente e cerca de 5.000 indiretamente, através da formação de professores. Realizou sessões de cinema especiais em ONGs contemplando cerca de 600 pessoas, além de oferecer sessões de cineclube para público em geral com apresentação musical ao vivo e bate-papo com convidados.


Gisa Picosque, coordenadora pedagógica do Imagens Vivas, destaca a importância do projeto para professores: “É uma experiência de tirar o fôlego: trata-se de tirar o chão, de tirar os professores da zona de conforto e fazê-los encarar o mundo através de novas perspectivas. Colocá-los na posição de alunos, que é o que seremos a vida toda, sem exceção: alunos-professores.”


Foto: Amanda Andrade

A Mostra de Cinema contribuiu de maneira fundamental para a formação de público e ampliação de oferta de cinema em Bragança Paulista. Segundo o Secretario de Cultura, Luiz Henrique Duarte, o projeto Imagens Vivas foi fundamental para viabilizar o PONTO MIS, iniciativa do Museu da Imagem e do Som que disponibiza uma programação continuada de cinema e o fomento ao cineclubismo.

No intuito de ampliar o protagonismo juvenil o projeto realizou uma série de ´Vivências de Cocriação Audiovisual´ abrindo oportunidade para adolescentes e jovens realizarem curta-metragens em colaboração com o Coletivo Garapa. O projeto proporciona “aprendizado não apenas técnico, mas humano: aprender a trabalhar em grupo, a criar em grupo.”, comenta o artista audiovisual Diego Lajst. Para a aluna Paula Martins “é uma bela experiência: transformar o mundo abstrato em uma realidade produzida por nós.” O resultado de toda produção comunitária foi apresentada à população bragantina em dezembro do ano passado.

Serviço:

Cineclube Imagens Vivas 

eXistenZ

14 de Abril, às 19h30

Mini Mis - Casinha do Lago

Alpheu Grimello, 50

Grátis e aberto ao público


Saneamento Básico

24 de Abril, às 19h30

Cinemaba - EEMABA 

Rua Cel. Luiz Leme, 381

Grátis e aberto ao público


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos um comentario,aceitamos sugestões!